Enrole a extremidade restante do arame no prego, apertando bem com 4 voltas. A cabeça do prego deve ficar voltada para baixo. Corte o excedente do prego e ajuste o aspersor, deixando espaço entre a cabeça do prego e a ponto do palito de pirulito. Coloque o microaspersor nos furos da mangueira.
Encha a cama de terra e plante as mudas. Molhe o solo. Essa será a única vez em que a água será despejada diretamente na terra. Após isso, a irrigação deve ser feita apenas pelos canos, para que a água se espalhe igualmente e gradualmente por toda a horta.
Nela, as garrafas estão na horizontal, mas dispostas em forma vertical na parede, ligadas por uma pequena mangueira. A primeira garrafa da sequência não abrigará o plantio, mas, sim, água. Este é o reservatório que abastecerá toda a horta. Já a “Horta Cisne” tem as garrafas cortadas ao meio, em posição vertical.
Para evitar estresse hídrico, fazer irrigação com limite de déficit de água de 20-30%. Usando-se tensiômetros, reiniciar a irrigação quando marcarem 10-25 centibars, de acordo com o tipo de solo. Caso contrário, irrigar a cada 1-3 dias, na época de inverno.
Utiliza tubos e bicos de pulverização para cobrir as plantas com uma névoa fina que fornece umidade para as plantas e mantém os níveis de temperatura adequada. Consiste em vasos ou bandejas de propagação, uma vez que a água é simplesmente absorvida, evitando mexer nas pequenas mudas.
Como aumentar o sucesso na germinação das sementes
7 dias
A primeira dica é ter uma terra com boa qualidade nutricional. Basta misturar a ela adubo orgânico, adubo químico (NPK 4-14-8) e calcário.
Como plantar alface em vaso: Cultive de forma orgânica a sua salada
Temperaturas entre 10º C e 24º C são as ideais para cultivar alface. No entanto, é possível plantá-lo em temperaturas amenas ou até mais intensas. Mas é preciso ter cuidado com as altas temperaturas para a planta não florescer precocemente.
Coloque as sementes no local de germinação a, no máximo, 1 cm de profundidade, e cubra com uma fina camada de terra. A sementeira de germinação deve ficar em local protegido de sol direto, mas que tenha bastante iluminação. É importante irrigar após o semeio com gotículas bem finas e sempre manter o substrato úmido.
Canteiros tradicionais, no chão – Preencher o canteiro com terra fofa misturada com adubo orgânico (50% cada) e, se possível, um pouco de esterco. Acrescentar calcário, cinzas de madeira ou cascas de ovos também é bom. – Deixar descansar uma semana. – Só então plantar as mudas.
PLANTIO - há dois métodos: diretamente no canteiro definitivo ou em bandejas; em ambos deve-se manter de 15 a 25 centímetros de espaçamento entre linhas. Na semeadura direta, usa-se apenas 0,2 grama de semente por metro linear.
Como precisa de um local de boa luminosidade escolha planta-la em um local onde possa receber luz solar direta e sombra durantes as horas mais quentes do dia. A alface deve ser irrigada com frequência para manter o solo úmido, mas sem que o solo permaneça encharcado. A alface pode ser cultivada em vasos e jardineiras.
Independente do sistema adotado, a água deve ser de boa qualidade e fornecida na quantidade e no tempo certo. As mudas costumam estar prontas para transplante dentro de 20 a 25 dias.
O sol da manhã é o mais indicado e o solo deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado. É preciso regar a terra diariamente, uma vez pela manhã e a outra no final da tarde. Após um mês de plantada, já terá sua rúcula prontinha pra saladas.
lua nova
Fase em que a lua exerce influência muito boa sobre as plantas, nessa fase a seiva está presente em maior quantidade no caule, nos ramos e nas folhas. Fase boa para plantar tomate, jiló, quiabo, berinjela, pepino, abóbora, milho, arroz, e feijão e outras. ... Além das hortaliças esta fase é ótima para o plantio de flores.
Em regiões com inverno ameno, o plantio pode ser feito no outono ou no inverno. Para cultivo em regiões mais quentes, os dentes podem ser armazenados sob refrigeração – 0°C a 10°C – pelo período de um ou dois meses antes do plantio definitivo ser realizado.
lua minguante
O alho deve ser colhido quando aproximadamente 2/3 das folhas estiverem amarelas ou secas. Nesta fase, os bulbos encontram-se fisiologicamente maduros e não haverá prejuízos à conservação dos mesmos após a colheita.