O ouvido médio contém três pequenos ossos conhecidos como ossículos: martelo, bigorna e estribo. Os ossículos têm estes nomes justamente por se parecerem com esses objectos. Os ossículos convertem mecanicamente as vibrações do tímpano em ondas de pressão que são amplificadas no fluido da cóclea (ou ouvido interno).
O ouvido possui três partes principais: o ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno. 1. A entrada de sons no canal auditivo faz com que a membrana timpânica se mova.
O colesteatoma corresponde ao crescimento anormal de pele no interior do canal auditivo, atrás do tímpano, e que pode ser identificado por meio da saída de secreção de odor forte do ouvido, zumbido e redução da capacidade auditiva, por exemplo.
A perda auditiva, que pode ser progressiva ou súbita, e o zumbido característicos ocorrem devido ao comprometimento do nervo coclear e crescimento do tumor....De crescimento lento, esse tipo de tumor pode causar os seguintes sintomas:
A timpanoesclerose é o termo usado para descrever uma alteração histológica que ocorre na mucosa da orelha média (OM) ou mastóide caracterizada por hialinização, podendo evoluir com calcificação ou ossificação.
Otite externa é uma infecção grave da pele do canal auditivo, geralmente causada por bactérias (Pseudomonas é mais comum). Os sintomas incluem dor, secreção e perda auditiva se o canal auditivo inchou e se fechou; manipulação da aurícula provoca dor.
A otite média supurativa crônica é uma perfuração do tímpano (membrana timpânica) de longa data e de drenagem persistente. A otite média aguda e o bloqueio da trompa de Eustáquio estão entre as causas de otite média supurativa crônica.
Miringite bolhosa: é quando se forma uma bolha sobre o tímpano causando intensa dor, geralmente é causada pelo Mycoplasma. Miringite infecciosa: é a presença de vírus ou bactérias sobre a membrana do tímpano. Miringite aguda: é exatamente o mesmo termo que otite média, ou dor de ouvido.