A avaliação odontológica é o momento do diagnóstico inicial, de um parecer clínico dado por um profissional experiente que poderá fazer toda a diferença para a saúde bucal do paciente.
Conversar com o dentista é muito importante Fale com ele sobre seus hábitos alimentares e como costuma fazer a higiene bucal. Os alimentos têm uma forte influência na saúde bucal. Fale se você costuma comer doces com frequência assim como refrigerantes, café etc.
Assim, a frequência mais adequada para comparecer a elas é a cada seis meses. Ou seja, duas vezes por ano é indicado visitar o dentista para que ele possa examinar seus dentes e boca, ajudando a manter o equilíbrio da saúde bucal e uma bela aparência para o sorriso.
Nossa consulta inicial diagnóstica tem como objetivo conhecer o paciente a fundo, através da anamnese, exames físicos intra e extraorais, dente a dente e exames complementares. Isso leva tempo, e por esse motivo, essa consulta dura em média 90 minutos.
Como comentamos, o dentista é o profissional capacitado para verificar o estado geral da saúde bucal e se há indícios de lesões que possam evoluir para uma possível inflamação da gengiva – o que pode vir a comprometer a saúde como um todo. Assim, as visitas regulares são fundamentais para a prevenção de problemas.
Converse com o dentista.
Sobre o repouso, Sofia conta que não é exigido: “O paciente pode exercer as atividades normais do seu dia a dia, exceto com relação à mastigação de alimentos duros, por exemplo”, cita a endodontista, que esclarece: “O consumo de alimentos duros e consistentes é evitado após o tratamento de canal pois, enquanto o dente ...
Além disso, o paciente deve evitar mastigar no local onde o canal foi tratado, pois, dessa forma, a reabilitação é mais rápida e as dores são evitadas. Alimentos duros e pegajosos devem ser evitados logo após o procedimento. O paciente ainda deve evitar alimentos muito quentes ou gelados.
Não mastigar alimentos duros na região em que foi feito o tratamento de canal, sobretudo nas primeiras semanas após o tratamento, deixando o dente tratado em repouso, é muito importante para evitar fraturas ou mesmo para não expor as restaurações provisórias que são utilizadas em alguns casos.
Não posso comer depois de fazer o tratamento de canal? Mito. Após o tratamento, o paciente pode comer normalmente, desde que sejam alimentos líquidos e pastosos. Assim, para auxiliar nessa tarefa, é importante deixar de lado algumas comidas por um tempo, seguindo a recomendação do dentista.
“O dente pode apresentar desde um desgaste mais conservador até um desgaste interno mais acentuado para a confecção de pino intracanal”, comenta o especialista. Em alguns casos, pode acontecer de a coloração do elemento mudar um pouco, tendo um leve escurecimento. Mas não há nada que a odontologia estética não resolva!
Para a fixação, utilize pasta dental deixada secar por um mínimo de 2 horas fora do tubo ou adesivos para dentaduras vendidos em farmácias. É preciso estar atento à fragilidade do procedimento, que tem apenas o propósito de evitar constrangimentos sociais até a consulta com o dentista.