Etapas do estudo de viabilidade econômica e financeira
Dentro da análise de viabilidade, o fluxo de caixa do projeto para o futuro é estimado pela diferença entre as projeções das receitas e das despesas. Ou seja, se o projeto gasta constantemente mais do que recebe, seu fluxo de caixa está apertado, e provavelmente ele não será viável financeiramente.
A análise de viabilidade de projetos, o que é chamado de PDP em algumas empresas (Processo de desenvolvimento de produtos), tem o objetivo de analisar a possibilidade de um novo produto ou serviço ser viável. Ou seja, obter sucesso no mercado, bons resultados.
Por meio dessa análise, é possível ter uma maior segurança na hora de investir, tanto em um novo empreendimento, quanto na expansão de uma empresa já consolidada. O estudo de viabilidade indicará as condições para que um novo serviço, processo ou produto torne-se lucrativo.
O Pedido de Viabilidade na Legalização da Sua Empresa O processo de legalização de empresas é iniciado pelo Pedido de Viabilidade. Ele é uma consulta prévia para verificar, perante os órgãos competentes, a possibilidade de registro empresarial e/ou alterações cadastrais da sua empresa.
Deve-se levar em consideração fatores como condições do solo, a inserção do empreendimento no entorno, as restrições geotécnicas e ambientais, as regras de uso, zoneamento e ocupação, entre outros. A abordagem técnica é o primeiro passo do estudo de viabilidade do projeto.
A Taxa Interna de Retorno é definida como a taxa de desconto que iguala o valor atual líquido dos fluxos de caixa de um projeto a zero. ... Em outras palavras, a TIR é a taxa de desconto que anula o VPL.