IgM (Imunoglobulina M): encontrada no meio intravascular, esse tipo de anticorpo funciona como receptor dos antígenos. Assim, quando o corpo apresenta níveis altos de IgM, isso indica uma infecção recente. Por ser grande, esse tipo não atravessa a placenta.
Este tipo celular é responsável pela produção dos anticorpos circulantes no sangue conhecidos como anticorpos humorais. ... Os anticorpos (imunoglobulinas) produzidos são armazenados em vesículas e secretados na linfa, onde posteriormente migram através da corrente sanguínea até chegar aos tecidos conjuntivos.
São células ovoides com citoplasma muito basófilo, graças à sua riqueza em retículo endoplasmático rugoso. O núcleo é excêntrico e esférico, apresentando cromatina disposta em forma de raios de uma roda.
linfócitos B
Os linfócitos T helper garantem a diferenciação dos linfócitos B em plasmócitos, sendo, portanto, importantes para a produção de anticorpos. ... Para isso, os linfócitos citotóxicos produzem proteínas que abrem a membrana plasmática ou induzem a célula a entrar em apoptose.
Um plasmócito é uma célula de defesa, porém não possui grânulos internos e possui um formato ovóide. Já um linfócito , é um tipo de célula branca produzida pela medula óssea.
O retículo endoplasmático rugoso é a principal variedade de RE encontrada nos plasmócitos. É constituído por membranas que delimitam um complexo sistema de cisternas e túbulos interconectados. O retículo rugoso é assim chamado pelo grande número de ribossomos aderidos à face citosólica das membranas.
Retículo Endoplasmático
Linfócito: Os linfócitos são um tipo de glóbulo branco do sangue que produz anticorpos para combater organismos estranhos, defendendo o corpo de possíveis infecções. Macrofago: é uma célula derivada dos monócitos, de grande tamanho, que atua na defesa contra infecções, promovendo a fagocitose de microorganismos.
Os órgãos secundários como o baço e os pertencentes ao sistema linfático como os gânglios são responsáveis por filtrar o sangue e suas células especializadas em fagocitar micro- organismos invasores.
Os órgãos que fazem parte do sistema imunológico são os órgãos linfoides primários (medula óssea e timo) e os órgãos linfoides secundários (linfonodos, baço e tonsilas). Essas estruturas são responsáveis pela produção dos linfócitos e plasmócitos.
O sistema imunológico tem como função reconhecer agentes agressores e defender o organismo da sua ação, sendo constituído por órgãos, células e moléculas que asseguram essa proteção. Entre as células do sistema imunológico, encontramos os glóbulos brancos, ou leucócitos.
Os órgãos que fazem parte do sistema imunológico são os órgãos linfoides primários (medula óssea e timo) e os órgãos linfoides secundários (linfonodos, baço e tonsilas). Essas estruturas são responsáveis pela produção dos linfócitos e plasmócitos.