Como fazer: Separe sete quiabos inteiros para enfeitar o amalá, cortando o restante em rodelas finas, cortando depois a cebol, falando e mentalizando seus pedidos. Misture a cebola cortada com os quiabos, colocando na gamela, enfeitando por cima os seus quiabos inteiros. Regue com mel a oferenda.
Ajebo ou Ajébo É comida ritual do Orixá Xangô Ayra É feito com seis ou doze quiabos cortado em “lasca”, batido com três clara de ovos até formar um musse, regado com gotas de mel de abelha e azeite doce.
Ajebo ou Ajébo: comida-ritual do orixá Xangô Ayra. É preparado com seis ou 12 quiabos, que devem ser cortados em "lascas" e, em seguida, batido com três claras de ovos até formar uma musse. Depois, deve-se regar a mistura com gotas de mel de abelha e azeite doce.
Ajebó é o nome da espuma que o quiabo produz quando misturado a água, e vai designar também certas firmezas feita ao orixá Xangô. Xangô é um pai zeloso e não aceita injustiça com seu filhos.
Segundo a tradição, os quiabos devem ser cortados em cruz, no sentido longitudinal, e depois em rodelinhas bem finas; mas hoje já se corta nas facas do processador.
Como tirar a baba do quiabo
Coloque o quiabo em uma panela com água e vinagre fervendo Depois é só cortar as pontas do quiabo e, então, colocar os pedaços na água fervente. Deixe-o cozinhando por entre 3 e 5 minutos e prontinho! Toda a baba do quiabo ficará na água e o vegetal já fica prontinho para o consumo.
A baba do quiabo ajuda a controlar o diabetes Até a baba do quiabo possui nutrientes poderosos! Assim como o alimento, o seu líquido também reserva altos teores de fibras, que ajudam no controle dos níveis de açúcar no sangue, sendo indicado para pessoas diabéticas.
Malefícios do quiabo Em termos gerais, o consumo do quiabo é considerado seguro para todos, inclusive gestantes e crianças. No entanto, um estudo publicado no periódico Journal of Phytology 2009 relacionou o consumo de quiabo a atrofia testicular. Outros estudos anteriores fazem o meso tipo de relação.
A ideia seria cortar as pontas de dois quiabos, cortá-los ao meio e deixá-los em um copo d'água. Com isso, sua baba (boa para controlar o açúcar no sangue, lembra?) iria sair e isso serviria como uma forma simples e acessível para controlar a diabetes.
Faça um suco de quiabo com água batido no liquidificador: Uns 6 a 8 quiabos com uns 600 ml de água. Bata bem. Abra a boca do cãozinho e despeje garganta. Faça isso umas 2 ou 3 vezes ao dia.
– Cortar os quiabos pela metade e descartas suas pontas; – Colocá-los em um copo com os 200 ml de água, tampar o copo e deixar de molho durante a noite. DICA: Recomenda-se consumir a água em jejum e esperar meia hora antes de comer ou tomar alguma coisa.
Como fazer a água de quiabo: Corte os quiabos pela metade e tire as pontas. Coloque-os em um copo com 200 ml de água e tampe o copo. Deixe o quiabo de molho nessa água, durante a noite. No dia seguinte, pode consumir a água em jejum e esperar meia hora antes de comer ou beber.
Saúde e Bem-estar O quiabo não deve ser usado como tratamento para o diabetes, pois não existe comprovação científica sobre os seus benefícios na terapia contra essa doença.
Basta aquecer bem uma frigideira ou chapa e colocar os quiabos cortados, com a parte das sementes para baixo, até dourar. Depois, salteie o legume com um pouco de azeite e outros temperos, como molho shoyu, gotas de limão, vinagre, óleo de gergelim, alho, cebola e o que desejar.