A linha de base pode ser caracterizada como os valores adotados como padrão para determinada situação. Caso os resultados de determinado experimento sejam distintos da linha de base, há indícios de influência de alguma variável testada. Dessa forma, a linha de base funciona como um ponto de referência.
Classe de respostas são agrupamentos hipotéticos de comportamentos em que todos compartilham da mesma função, mesmo quando a topografia dos comportamentos específicos em uma classe particular é muito diferente (Sturmey, 1996).
O Comportamento Respondente é um tipo de interação em que a resposta é emanada imediatamente após a apresentação do estímulo. ... É marcado por respostas desencadeadas por eventos que imediatamente as precedem (o estímulo eliciador) e relacionado com o Sistema nervoso periférico (ou autônomo).
Comportamento de Esquiva → É a prevenção de um estímulo aversivo pela resposta. Consiste em emitir uma resposta a qual fará com que não aja contato com o estímulo aversivo. A esquiva somente ocorrerá após uma situação em que foi utilizado o comportamento de fuga.
Resposta: Os estímulos aversivos são chamados assim quando sua retirada do ambiente for reforçadora. ... O Comportamento de Esquiva é um comportamento que evita ou atrasa o contato com um estimulo aversivo.
Os procedimentos de fuga diferem dos procedimentos de esquiva, nos quais uma resposta evita ou atrasa um estímulo aversivo. Essa terminologia é consistente com o uso cotidiano: fugimos de circunstâncias aversivas presentes, mas nos esquivamos de circunstâncias potencialmente aversivas.
Ato de fugir ou evadir-se para escapar a um perigo. Uma condição ou estado em que o paciente abandona subitamente a sua atividade anterior e começa a vaguear ou empreende uma viagem que não parece ter relação alguma com o que estava fazendo antes e com respeito à qual, depois, apresenta amnésia.
Crianças diagnosticadas com transtorno do espectro do autismo apresentam déficit nas áreas de comunicação e interação social, e padrões repetitivos de comportamentos. Para essas crianças, é comum identificar comportamentos que levam a fuga de demanda e o não seguimento de instruções.
Existem dois tipos de reforço: o positivo e o negativo. O positivo, consiste na apresentação de um estímulo agradável ou recompensador após a ocorrência da resposta. O negativo, consiste em retirar um estímulo aversivo ou desagradável após a ocorrência da resposta.
Se o aumento ou diminuição da resposta ocorreu devido a apresentação de um evento, chamamos o reforço ou a punição de positiva. Se o aumento ou diminuição da resposta ocorreu devido a retirada de um evento, chamamos o reforço ou a punição de negativa.
O reforço negativo procura promover um comportamento desejável por remoção de um estímulo aversivo enquanto punição positiva vai parar um comportamento indesejável por aplicação de um estímulo aversivo. Punição é destinada a se livrar do comportamento. ...
Reforço, ou estímulo reforçador, para o behaviorismo, é a consequência de um comportamento que torna-o mais provável. ... O reforço poderá ser positivo (através do acréscimo de um estímulo) ou negativo (através da retirada de um estímulo).
Resposta: Consiste em qualquer estímulo ou evento que aumenta a probabilidade de ocorrência de um comportamento.