O leite materno é produzido sob o comando de vários hormônios que começam a agir no corpo da mulher ainda antes de o bebê nascer. É durante a gravidez, por exemplo, que os seios vão sendo preparados para virar uma poderosa usina de um alimento especial. Em função dos hormônios estrógeno e progesterona – secretados […]
substantivo feminino Ação ou efeito de lactar (amamentar); amamentação. Elaboração, secreção ou excreção de leite. Após o parto, o período de tempo em que se forma o leite.
É o período em que ocorre a secagem do leite, encerrando-se a lactação atual e o início da preparação para o próximo parto e lactação subseqüente.
O início da lactação se dá com a produção de leite, que ocorre nos alvéolos das glândulas mamárias. O leite sai dos alvéolos e caminha até o mamilo através dos seios lactíferos. O estrogênio associado aos hormônios da tireóide, aos corticosteróides adrenais e a insulina, faz com que haja o desenvolvimento das mamas.
É o período em que ocorre a secagem do leite, encerrando-se assim a lactação atual e o início da preparação para o próximo parto e lactação subseqüente.
305 dias
Se não tirarmos o leite da vaca ela morre.
A vaca inicia seu período de lactação na época do nascimento do bezerro e depois continua a dar leite estimulada pela ordenha manual ou mecânica. ... Ela secreta um hormônio chamado oxitocina que chega ao úbere pela corrente sanguínea, contraindo as fibras musculares e forçando a liberação de leite.
Segundo ele, a vaca, quando estressada, libera o hormônio adrenalina que impede, por sua vez, a ação da ocitocina, responsável pela contração dos alvéolos produtores do leite. Esses alvéolos tem a aparência de colmeia. Quando a retenção é frequente, com o tempo, a produtividade do animal cai.
Causam impacto. Os 65 mil litros de leite produzidos a cada dia são extraídos de 2.
Veja algumas dicas do especialista:
Confira abaixo 7 passos simples que podem ajudar a aumentar a lucratividade de fazendas leiteiras:
A irrigação de pastagem possibilita a produção de altas quantidades de forragem por hectare por ano, com redução de custos. É possível lotações de 7 a 10 vacas por hectare, produzindo 10-13kg de leite por vaca por dia.
3.
“No primeiro ano, a gente normalmente administra uma carga na faixa de três a quatro unidades animais, chegando até cinco UA/ha. A partir do segundo ano, quando a planta já se estabilizou, já tem um sistema radicular mais profundo, está estruturada, tem tecido de reserva, aí você pode intensificar mais”, anunciou.
Um ponto importante para o produtor de leite de pequenas áreas é o investimento na qualidade do pasto. Na propriedade da família Antunes, os cuidados vão desde a irrigação em períodos de seca até a correção anual da acidez do solo. E o resultado não poderia ser outro, fartura e produtividade garantidas.