Leve a água para ferver em uma panela limpa. Retire do fogo e dissolva o açúcar. Adicione o chá e deixe em infusão enquanto a água esfria até a temperatura ambiente. Com as mão limpas, remova suavemente o seu SCOBY do chá e coloque em um prato igualmente limpo.
A Kombucha é feita a partir do chá adoçado com açúcar e fermentado por uma colônia de bactérias e leveduras, conhecida como “scoby”. O açúcar funciona como alimento para os micro-organismos, fazendo com que eles se multipliquem e comecem a produzir inúmeras substâncias.
Ela sugere ingerir a kombucha de duas formas: “Pode usar num processo detox, tomando 500 ml uma vez por semana, para fazer uma limpeza do organismo. E depois, para manutenção, vale beber doses pequenas, de 100 ml diariamente. E pode alternar com o Kefir, já que são bactérias diferentes”.
Consumir o Scoby tem o mesmo impacto que o consumo regular de Kombucha: melhoram a digestão, diminuem o açúcar no sangue e equilibram a pressão sanguínea, por exemplo. Dê pedacinhos de Scoby puros ou misturados na ração. A aparência é similar aos ossinhos de couro, só que mais mole.
Ou seja: Também chamado de o “chá do cogumelo”, o Kombuchá é rico em vitamina B e bactérias benéficas como as que vivem no seu intestino. Elas melhoram a saúde geral do organismo, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes, além fortalecer o sistema imunológico.
MODO DE PREPARO