A necrose avascular é a morte do tecido ósseo devido a uma falta de suprimento sanguíneo. Também chamada osteonecrose, pode levar a pequenas rachaduras e eventual colapso do osso. O fluxo sanguíneo para uma parte do osso pode ser interrompido se o osso é fraturado ou a articulação fica deslocada (luxada).
A doença em sí não gera direito a benefícios, o que interessa para os peritos é saber se ela impede o segurado de continuar a exercer as suas atividades, por exemplo: se ele sofrer uma fratura patológica decorrente da doença, será afastado por auxilio doença enquanto perdurar a incapacidade.
O osso é um tecido vivo. Sem suprimento sanguíneo ele morre, gerando alterações no seu formato. Quando isso ocorre na cabeça do fêmur, ocasiona uma doença chamada de osteonecrose do quadril. A osteonecrose do quadril também é chamada de necrose avascular da cabeça femoral.
Sequela de trauma: Fraturas ou luxações na articulação do quadril podem danificar os vasos sanguíneos e prejudicar a circulação óssea a ponto de causar uma necrose. Consumo excessivo de álcool: Uma causa muito encontrada, sendo que bebidas destiladas apresentam mais relação.
Manter os músculos forte e flexíveis é a melhor maneira de aliviar a dor e prevenir lesões futuras. Para isso, faça exercícios de fortalecimento e de alongamento da musculatura da parte da frente da coxa (quadríceps) e da parte de trás (ísquio-tibiais), como agachamento, extensão e flexão do joelho.