crossorigin="anonymous">
A análise sintática é o processo de investigação e identificação da função sintática i) das palavras quando elas estão dispostas em orações e ii) das orações quando elas estão dispostas em períodos.
Recurso sintático que consiste na mudança abrupta de construção; uma verdadeira quebra sintática da estrutura. O trecho, por exemplo, de G. Dias “O forte, o cobarde / Seus feitos inveja” sem o anacoluto assim ficaria: “O cobarde inveja os feitos do forte”. Repetição de uma mesma palavra no início de versos ou frases.
Caracterizam-se pelas relações de semelhança existente entre palavras e expressões que se efetivam tanto de ordem morfológica (quando pertencem à mesma classe gramatical), sintática (quando há semelhança entre frases ou orações) e semântica (quando há correspondência de sentido entre os termos).
Coordenação e Subordinação Exemplo: Eu dormi e sonhei com você. Observe que ambas as orações são independentes, isto é, fazem sentido se fossem separadas. Já o período composto por subordinação apresenta orações que são dependentes entre si, são subordinadas. Veja: O bolo que ela fez ainda deixava lembranças.
Orações coordenadas assindéticas são orações que não estão ligadas através de conjunções, mas sim através de uma pausa, normalmente simbolizada pela vírgula. ... Orações coordenadas sindéticas são orações que estão ligadas através de conjunções, chamadas conjunções coordenativas.
Frase é um enunciado de sentido completo que pode ou não apresentar verbo. Já a oração é um enunciado que, necessariamente, apresenta um verbo ou uma locução verbal. E, por fim, o período é a organização da frase em uma ou mais orações. ... Ficou mais simples entender a diferença entre frase e oração?
Lá estão suas lentes de contato. d) Tipo de sujeito ⇒ sujeito simples.