O enfisema parasseptal (setas azuis) ocorre na periferia do pulmão, justapleural ou ao longo dos septos interlobulares. Nesse tipo de enfisema há lucências subpleurais em uma única camada, com predomínio nos lobos superiores e paredes finas, e a formação de grandes bolhas.
O que significa discreto enfisema parasseptal no ápice pulmonar direito? Enfisema é uma alteração na estrutura do pulmão, causada geralmente pelo uso de tabaco. É uma alteração definitiva e que pode aumentar com o tempo, se a pessoa continuar fumando.
No enfisema centrolobular há múltiplas pequenas lucências de paredes finas com predomínio nas regiões superiores. Em azul, a associação com enfisema parasseptal e associada com bolhas.
Qual a expectativa de vida do paciente diagnosticado com enfisema pulmonar? Após o diagnóstico, a expectativa de vida do paciente varia bastante de acordo com a gravidade do acometimento. A maioria das pessoas vive mais de 10 anos, entretanto nos casos graves a expectativa pode ser menor que 5 anos.
– Gênero masculino e Idade avançada; – Condição Socioeconômica baixa. O fator de risco mais importante para a DPOC é a fumaça do cigarro. O cachimbo, o charuto e outros tipos de uso de tabaco populares em muitos países também são fatores de risco para a DPOC.
O DPOC acomete principalmente fumantes, apenas cerca de 1/3 das pessoas com a doença nunca fumaram. Além do tabagismo, a exposição a gases tóxicos são os principais fatores de risco. Se você fuma ou fica muito exposto à fumaça, fique atento! Caso tenha algum problema respiratório, procure seu médico.
A DPOC provoca uma limitação do fluxo de ar pelas vias aéreas e a destruição do tecido pulmonar dos pacientes. Como resultado, a capacidade respiratória é reduzida, dificultando a oxigenação do sangue. Isso pode levar a problemas ainda mais sérios, como cardiopatias e depressão.
Atualmente, as doenças consideradas para fins de concessão do benefício sem exigência de carência, são as seguintes:
A aposentadoria por invalidez é um benefício previdenciário devido ao trabalhador que foi incapacitado de exercer qualquer atividade laborativa e que também não possa ser reabilitado em outra profissão de forma permanente. Essa incapacidade é avaliada periodicamente e comprovada por laudo da perícia médica do INSS.
O que é aposentadoria por invalidez permanente? Este benefício visa substituir a remuneração do segurado que está permanentemente incapacitado para exercer suas atividades laborais e consequentemente atividades que lhe garanta a sua sobrevivência.
Em regra, o segurado aposentado por invalidez receberá o valor mensal de 60% do salário de benefício, o qual deverá ser acrescido em 2% para cada ano de contribuição que ultrapassar 20 anos para os homens e 15 anos para as mulheres (art. 44, inciso I do Decreto 3048/99).