A medida do quociente entre as capacidades caloríficas à pressão constante e à volume constante de um gás (Cp/Cv =γ ) se faz com surpreendente facilidade mediante um processo idealizado por Clément e Désormes.
Por que Cp é maior que Cv (Cp>Cv)? porque, para uma mesma variação de 1 grau kelvin, K, na temperatura de um corpo, precisa-se de mais calor à pressão constante do que à volume constante, porque parte desse calor é gasto em trabalho (W) sem haver aumento da variação de energia interna do sistema.
O calor específico de uma substância (por unidade de massa) tem dimensão L 2 · T − 2 · Θ −1 ou (L / T) 2 / Θ. Portanto, a unidade SI J / K / kg é equivalente ao metro quadrado por segundo ao quadrado por kelvin (m 2 K −1 s −2 ).
Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula:
Resposta. A capacidade térmica de um objeto é dada por: C = m.c, em que "m" equivale à massa e "c" ao calor específico sensível do material que tal objeto é composto. Sendo o bloco com 5kg mais pesado do que o de 2kg, conclui-se que sua capacidade térmica será maior.
De acordo com a descrição do experimento no texto, qual seria o conceito atual associado à "capacidade calorífica"? ... Resposta: O conceito atual é o da capacidade térmica, pois o experimento analisa a quantidade de calor que deve ser fornecida ou retirada de um corpo para que ocorra uma certa variação de temperatura.
Geralmente, a capacidade calorífica de um calorímetro é determinada colocando-se uma certa quantidade de água fria (ex. 100 mL a ± 25°C ) a uma determinada temperatura (Tf) em seu interior e mistura-se uma mesma quantidade de água (ex. 100 mL a ± 70°C ) uma outra temperatura mais quente (Tq).
Resposta. Q=95,68 cal.
de um sólido regular é igual ao produto de suas medidas (área da base x altura). As suas medidas devem estar na mesma unidade de medida. Temos no caso da figura 1 um cubo de aresta 1m e, portanto, v= 1m3.
Para calcular o volume basta multiplicar o comprimento, pela largura e pela altura. "Já fizemos as contas e dá aproximadamente 196 metros cúbicos, ou seja, 196 mil litros de água pra servir as duas torres.
Entenda que o volume de um retângulo é igual a comprimento × largura × altura. Se a caixa for retangular ou quadrada, essas três serão as únicas informações necessárias. A seguir, você precisa apenas multiplicá-las para obter o resultado final. Frequentemente, tal equação é abreviada como V = l × w × h.
Como calcular o volume de uma caixa d´água retangular
Ou seja, em uma casa com cinco pessoas, por exemplo, uma caixa d'água deverá ter: 5 (pessoas) x 150 (litros por pessoa) x 2 (dias) = 1.
Comprimento: é o tamanho de uma ponta à outra da caixa, medindo-se pelo lado maior; Largura: edição do do lado menor; Altura (profundidade): medição da base da caixa até o topo, sem contar a aba (tampa) da caixa.