A unidade de medida de carga elétrica é o Coulomb (C), como uma forma de homenagem ao físico francês Charles Augustin de Coulomb (1736-1806), responsável pela determinação da lei matemática que descreve a força de atração e repulsão entre cargas.
mA na física significa miliampere, uma unidade de medida da intensidade da corrente elétrica que corresponde a um milésimo de amper. Portanto um milimpere corresponde a um Àmpere dividido por 1000.
Nos condutores elétricos existem elétrons livres que estão em constante movimento desordenado. ... A força provocada pela tensão elétrica faz com que os elétrons livres se movimentem de forma ordenada, assim formando uma corrente de elétrons que é chamada de corrente elétrica, representada pela letra (I).
Corrente elétrica é o movimento ordenado entre as cargas elétricas presentes em um condutor metálico. Essa organização de movimento acontece quando se cria um campo elétrico dentro desse condutor, fazendo com que seus elétrons livres desenvolvam um movimento ordenado.
Tipos de correntes elétricas Corrente contínua (CC): sentido e intensidade constantes. Ex.: corrente gerada por pilhas e baterias. Corrente alternada (CA): sentido e intensidade variáveis. Ex.: corrente gerada por usinas hidrelétricas.
Existem dois tipos de corrente elétrica: corrente direta e corrente alternada. A corrente direta é aquela na qual os elétrons movem-se em um único sentido. Esse tipo de corrente é comum em dispositivos que utilizam baixas tensões, como eletrônicos em geral.