Brasil Colônia Nessa época, a preocupação com o desenvolvimento da área da saúde no Brasil era praticamente nula. Não havia infraestrutura e quem precisava buscar auxílio geralmente recorria a pajés, curandeiros ou boticários que viajavam de maneira informal e sem qualquer planejamento público.
Desse modo, grande parte da população brasileira tratava as doenças durante o período colonial por meio de ervas a plantas medicinais por receitas que eram ensinadas de geração em geração; os negros e povos indígenas possuíam tradições de utilizar plantas como forma de medicar suas doenças.
As questões de saúde e doenças se relacionam com os fatores sociais porque quanto maior a desigualdade social e a quantidade de pessoas vivendo em situação precária, maiores são os problemas de saúde da população.
Guia completo dos princípios do SUS As concepções que regem e norteiam as ações do setor de saúde no Brasil são divididas em dois tipos: princípios doutrinários e princípios organizativos.
Os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) consti- tuem as bases para o funcionamento e organização do sistema de saúde em nosso país, afirmando direitos conquistados historicamente pelo povo brasileiro e o formato democrático, humanista e federalista que deve ca- racterizar sua materialização.