Atualmente, o Sistema Estadual de Unidades de Conservação Estadual (SEUC) contabiliza 41 Unidades de Conservação (UC), sendo 32 (78%) de Uso Sustentável e 9 de Proteção Integral, distribuídas em cerca de 19 milhões de hectares.
Resposta. A floresta amazônica é o maior bioma do mundo, conhecida também como floresta tropical. Ao longo dos anos esse importante bioma vem sendo destruído e é por esse motivo que faz-se necessário a busca pela conservação da fauna e da flora presente nesse ambiente.
Observa-se (Tabela 1) diversas categorias de UCs implantadas no Pantanal até 2018, a saber: 1 Áreas de Proteção Integral (APA), 1 Estação Ecológica, 4 Estradas Parque, 1 Monumento Natural, 5 Parques (Federais e Estaduais), 21 Reservas Particulares do Patrimônio Público (RPPN).
Integram tal grupo as Áreas de Proteção Ambiental, as Áreas de Relevante Interesse Ecológico, as Reservas Particulares do Patrimônio Natural, as Florestas Nacionais, as Reservas Extrativistas, as Reservas de Fauna e as Reservas de Desenvolvimento Sustentável.
Apesar de insuficientes para garantir sua perpetuação, as Unidades de Conservação do Cerrado protegem belezas incomparáveis e têm um importante papel nas economias locais e regionais, sendo que "cerca de 300 plantas nativas do Cerrado são usadas como alimento, remédio ou matéria-prima para artesanato, principalmente ...
O ministério socioambiental é o responsável pela preservação do Cerrado.
“Proteger o Cerrado, tanto quanto a Floresta Amazônica, é proteger o Brasil, a América Latina e o mundo de uma catástrofe ambiental irreversível, que não apenas impedirá que a própria agricultura e pecuária continuem produzindo riquezas para o Centro-Oeste e o Brasil, por ausência de seu recurso fundamental — a água — ...
Esse bioma possui grande importância social, para comunidades indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros, que extraem do Cerrado a sobrevivência de suas famílias, com uso do conhecimento tradicional.