Ou seja, a avaliação diagnóstica pode ser entendida como aquela que verifica se o aluno aprendeu aquilo que lhe foi ensinado, a fim de identificar dificuldades de aprendizagem a serem superadas.
Tenha em mente que a somativa tem o objetivo de quantificar para obter resultados finais e a diagnóstica e formativa tem caráter qualitativo, relacionadas a qualidade do processo. É importante que todos os instrumentos avaliativos estejam no mesmo nível cognitivo dos objetivos de aprendizagem trabalhados.
Como fazer um relatório de avaliação
Existem diferentes concepções de avaliação, dependendo da ênfase que se faz necessária. A avaliação informal é natural, espontânea, corriqueira e assistemática. ... A avaliação educacional é feita através de situações de aprendizagem, buscando a aquisição de novo conhecimento, atitudes ou habilidades.
A avaliação formativa pretende melhorar o processo de ensino-aprendizagem mediante o uso de informações levantadas por meio da ação avaliativa. Semelhantemente à avaliação diagnóstica, a avaliação formativa busca detectar dificuldades suscetíveis de aparecer durante a aprendizagem a fim de corrigi-las rapidamente.