Os insetos, animais do filo dos artrópodes, constituem o grupo de animais com maior número de espécies existentes. Alguns representantes são muitos conhecidos, tais como os besouros, borboletas, mosquitos, abelhas, vespas, moscas, entre outros.
Na boca, desembocam duas glândulas salivares cuja secreção inicia o processo de digestão química. ... No papo ocorre a ação de diversas enzimas digestivas e na moela se dá a trituração do alimento. A seguir, o alimento é conduzido ao intestino, onde existem algumas projeções tubulares em fundo cego, os cecos.
Os túbulos de Malpighi são os principais órgãos excretores dos artrópodes. Algumas espécies de aracnídeos têm túbulos em vez de, ou além das, glândulas coxais. Em algumas delas, parecem agir na produção de seda, em vez de na excreção.
Nos insetos, os tubos de Malpighi abrem no intestino. ... Extraem, seletivamente, o ácido úrico do sangue e, com a água e sais minerais, depositam-se no intestino posterior, onde são excretados com as fezes.
O sistema de excreção em artrópodes terrestres é formado de estruturas denominadas túbulos de Malpighi. São órgãos extremamente importantes nos insetos, pois mantêm a osmorregulação.