O esquema corporal é a representação relativamente global, e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo. Imagem Corporal é a correspondência afetiva de como imagino que sou.
Esquema Corporal É a consciência que a criança tem do próprio corpo, de suas partes, dos movimentos corporais, das posturas. Com esse conhecimento ela é capaz de gerar as possibilidades de atuação sobre seu corpo, sobre os objetos que a cercam e sobre o mundo exterior.
A estrutura corporal é uma medida composta pela massa óssea e muscular, e desempenha um papel importante quando precisamos definir faixas de peso teóricas que funcionarão como guias para determinarmos o peso ideal de alguém.
De acordo com Battista e Clements (1996), a estruturação espacial consiste no ato mental de criar uma organização ou forma para um objeto ou conjunto de objetos, ou seja, constitui uma forma de abstração que permite criar uma representação mental de uma estrutura.
As práticas corporais são fenômenos que se mostram, prioritariamente, ao nível corporal e que constituem-se como manifestações culturais de caráter lúdico, tais como os jogos, as danças, as ginásticas, os esportes, as artes marciais e acrobacias, entre outras práticas sociais.
Uma imagem corporal positiva (ousatisfação corporal) implica sentir-seconfortável e confiante em seucorpo, reconhecendo que a aparência física é uma parte (e não o todo) daquilo que é o seu valor como pessoa.
A obesidade, outro fator de causa patológica, genética, sócio-cultural e ambiental, devido aos hábitos alimentares inadequados e sedentarismo, expõem o indivíduo a fatores de risco como doenças cardiovasculares, diabetes mellitus e outros (ISOSAKI; CARDOSO, 2004; WANNMACHER, 2004).
Essa busca incessante por uma perfeição corporal que não existe pode trazer sérias consequências à saúde pelo aumento de lesões musculares, consumo indiscriminado de anabolizantes, suplementos alimentares e dietas restritivas que não conseguem suprir as necessidades do organismo.