COMO LIMPAR Sempre limpe o chiller imediatamente após o uso. Com o auxílio de uma bomba passe água corrente na saída e na entrada de mosto. Deixe circular água por 5 minutos na maior pressão possível. Após repita o processo com sanitizante ou água fervente.
Como Funciona um Chiller de Placas: O mosto quente passa de uma entrada do trocador de calor (chiller) para a saída através de canais, formados por placas de metal. Da mesma forma a água fria passa de uma entrada do trocador de calor, mas em sentido reverso para outra saída.
O chiller tubular de contrafluxo proporciona um rápido resfriamento do mosto de forma prática e econômica. Composto por dois tubos, por um passa o mosto e pelo outro passa a água da rede (em sentido contrário). O mosto irá circular por gravidade, mas se desejar pode ser utilizada uma bomba para auxiliar no processo.
Para a montagem do seu chiller de imersão, você vai precisar dos seguintes materiais: – 15 metros de tudo de cobre maleável de 1/2 polegada (essa medida é suficiente para resfriar levas de 20 litros); O tubo de cobre pode ser encontrado em lojas especializadas em refrigeração ou tubulações e é vendido por metro.
O método de construção é bem prático: uma placa de papelão firme é cortada em tamanho que encaixe na janela de sua casa e, então, são feitos furos circulares para colocar as garrafas de plástico de 2 litros. Estas garrafas vazias são partidas ao meio. Aproveita-se a metade da boca, em forma de funil, de cada garrafa.
Montando seu kit cervejeiro! (Chiller de Imersão)
Ventoinhas. As ventoinhas utilizadas em aquários são sistemas que utilizam o ar atmosférico em volta do aquário para evaporar a água. A ventoinha em si não resfria a água do aquário de maneira nenhuma, o que retira o calor da água é o processo de evaporação que depende de uma série de fatores para ter resultado.
Para diminuir a temperatura da água do aquário de forma adequada, uma maneira bem simples é instalando em uma das paredes um cooler, aquele aparelho que parece um ventilador. Ele ajuda a reduzir até três graus. Existem vários tipos e tamanhos, que variam de acordo com o volume de água e modelo do aquário.
Usar água da torneira As melhores dicas de como preparar água para aquário, são: a água da torneira, além de chegar em uma temperatura não adequada, possui muito cloro, o que faz mal para os peixes. Por isso, nunca use água diretamente da torneira!
Os dois principais equipamentos para manter a temperatura do aquário estável são o termômetro e o termostato. O primeiro indica qual é a temperatura no momento da verificação. Já o segundo pode estar acoplado a um aquecedor ou chiller, aquecendo ou esfriando a temperatura da água de acordo com a necessidade.
A melhor maneira de cuidar do seu aquário no inverno é investir em um termostato ou aquecedor. Além disso, é aconselhável colocá-lo em um ambiente que receba luz solar e esteja protegido do frio intenso e correntes de ar.
Coloque um termômetro no aquário. Essa é a maneira mais fácil de acompanhar a temperatura da água. Compre um termômetro específico para aquários e que possa ser submerso. Uma vez instalado esse equipamento, você poderá constatar facilmente que o ambiente é apropriado para o peixinho.
Além de adquirir um aquecedor, o aquarista deve tomar alguns cuidados especiais no frio. ... Para evitar este problema a água deve ser aquecida antes de colocada no aquário, seja com um aquecedor, temperando com água quente, etc.
A lâmpada comum ajuda a aquecer o ambiente e há um aquecedor apropriado, que fica submerso no aquário, que pode ser usado. Para acompanhar esse controle, é muito importante ter também um termômetro para aquário, que pode ser à base de mercúrio ou digital, acoplado dentro do aquário.
Peixes em água fria tendem a ficarem mais lentos, comerem menos, se esconderem mais. Quando um peixe come menos ele possui menos energia para suas funções metabólicas.
Conclusão, é normal encontrarmos o Peixe Betta Parado no Aquário e que ele permaneça em alguns momentos parado, porém temos que sempre estar olhando o peixe para qualquer anormalidade que ele apresente.
Betta no fundo do aquário Ele pode estar dormindo. Sofrendo de intoxicação por nitratos. Pode ser um peixe de temperamento mais preguiçoso. Problemas de saúde como doença da bexiga natatória.
Um peixe pode permanecer próximo à superfície porque está tentando respirar com mais facilidade. Lembre-se, esses animais respiram o oxigênio dissolvido na água – não o oxigênio que já está combinado com a molécula de H2O.