Coloque o corporal virado para cima. A cruz deve ficar virada para cima. Diferentemente da maioria das outras toalhas pequenas do altar, o corporal é dobrado de dentro para fora. Isso é feito para que todas as migalhas da Eucaristia fiquem presas no interior do material em vez de caírem no chão.
Significado de Credência substantivo feminino Pequena mesa ao pé do altar, onde se colocam as galhetas, o cálice e os demais apetrechos usados na celebração da missa.
Conceder direito, poder ou crédito a: sua inteligência o credenciou como sábio; aquele prêmio a credencia a escritura de seu novo livro.
A Patena é uma espécie de prato utilizado pelos católicos nas Missas onde se consagra o pão e o vinho, transubstanciando-os em Corpo e Sangue de Cristo. A patena é o recipiente sagrado onde o sacerdote coloca o pão (hóstia) que ele, durante estas celebrações, toma e parte.
substantivo masculino Lâmina de metal um pouco convexa, sôbre que se colloca a hóstia á Missa.
O Corporal é utilizado junto do cálice, da patena e dos cibórios. Está entre as alfaias do cálice, junto com a Pala e o Sanguíneo. No ofertório, o Corporal é aberto sobre o Altar e, sobre ele, colocados o cálice, a patena e os cibórios. É de formato quadrado, dobrado em nove partes iguais.
Lavar com água fria e sabão. Se a mancha persistir, misture água fria com sal de cozinha e 5% de amônia. Outro processo é empregar água oxigenada de 20 vols.
Os vasos sagrados são purificados pelo sacerdote ou pelo diácono ou pelo acólito instituído, depois da Comunhão ou da Missa, na medida do possível junto à credência. A purificação do cálice é feita com água, ou com água e vinho, a serem consumidos por aquele que purifica o cálice.
Limpeza, conservação e manutenção dos Paramentos Litúrgicos: Essa casula pode ser lavada normalmente com sabão neutro em pouca quantidade e de preferência lavar manualmente com delicadeza e deixar secar a sombra.
Pode Lavar e higienizar a seco em lavanderias especializadas; Passar pelo lado avesso do tecido, somente com ferro a vapor em temperatura moderada conforme indicada na etiqueta de composição e conservação do produto.
Utilize o ferro comum Na hora de passar os paramentos, fique tranquilo, não é necessário um ferro diferenciado. Qualquer amassado poderá ser facilmente retirado usando apenas um ferro comum. Coloque um pano úmido entre a base do ferro e a roupa a não ficar com aquele aspecto “brilhoso”, principalmente as mais escuras.
Por ser de poliéster, o jaleco precisa de um cuidado especial para passar. Então, coloque uma fronha ou fralda, para que o ferro não fique em contato direto com o tecido, e passe do lado avesso. O ferro pode marcar a peça e deixá-la com aquela aparência “brilhante”.
Para roupas difíceis de passar, borrife um pouco de água na roupa seca, enrole e coloque em um saquinho bem fechado e deixe a roupa na geladeira (não no freezer), por pelo menos 1 hora, na hora de passar acredite vai ficar bem mais fácil.
Sacudir as roupas com força após a lavagem, de fato, ajuda muito a deixar o tecido mais esticado. O ideal é que você faça isso assim que tirar as peças da máquina. Após sacudi-las, pendure-as esticadinhas no varal e pronto! Muita gente também gosta de colocar as roupas em cabides para deixá-las ainda mais esticadas.
R$ 1.
Borrife água na roupa Borrife e passe e só borrife de novo quando a água anterior tiver secado. Você vai perceber que com o tempo os amarrotados vão sumindo. Gelo também pode funcionar muito bem, já que produz uma espécie de "choque térmico" no tecido, facilitando o processo de tirar o amarrotado.
São elas:
1 – Como Engomar Roupas Usando Amido de Milho (maisena):
Não é recomendável que tecidos de poliéster e algodão sejam passados a seco, o ideal que eles estejam sempre úmidos. Você pode usar um borrifador de água para auxiliar ou não deixa-los secar muito no varal ou secadora. É importante que os tecidos não estejam muito molhados.
Roupas de veludo devem ser passadas pelo avesso e com o tecido ainda úmido para assentar as fibras e evitar o brilho. Camisetas com apliques emborrachados também devem ser passadas pelo avesso. A maioria das roupas traz na etiqueta a informação sobre qual a temperatura ideal do ferro para desamassá-la.
Misture duas colheres de amido de milho e dois copos de água em uma vasilha. Com a colher, mexa bem o conteúdo até que ele fique homogêneo ou bata no liquidificador. Em seguida, adicione um pouquinho da essência de sua preferência se for usar. Coloque tudo isso no frasco e feche-o com a tampa borrifadora.
Como desamassar peças 100% poliéster?
Como passar roupas com tecidos sintéticos? Os tecidos sintéticos absorvem o calor rapidamente, por isso devem ser abertos na tábua e passados com temperatura baixa e sem vapor. Assim, você conseguirá passá-los mais rápido.
Use um bom amaciante: Além de deixar um cheirinho de “olha que trabalho bem feito”, o amaciante ajuda a deixar as roupas mais lisas. O vinagre e o álcool também são boas opções, assim como aquelas bolinhas que a gente dá para os cachorros, sabe?
Os tecidos feitos com fibras artificiais (tipo viscose, raion, acetato, poliéster, acrílico e nylon) secam muito rápido, são super resistentes e quase não amassam (ótemos para viagens), mas não absorvem a transpiração, dão cheirinho (ixi!) e queimam com super facilidade na hora de passar.