O quadro que representa a Filosofia e a verdade racional é a Escola de Atenas. O que representa a teologia e a verdade sobrenatural é o Disputa do Santíssimo Sacramento. A representação da Poesia e da verdade bela é Parnaso com Apolo e as Musas. Por fim, o que representa o Direito e o bem é o afresco Virtudes.
"A Escola de Atenas" ("Scuola di Atenas" no original) é uma das mais famosas pinturas do renascentista italiano Raffaello e representa a Academia de Platão. Foi pintada entre 1509 e 1510 na "Stanza della Segnatura" sob encomenda do Vaticano. A obra é um afresco em que aparecem ao centro Platão e Aristóteles.
As principais figuras representadas na obra
Rafael
Os Quartos de Rafael
No centro da imagem, o filósofo Platão é retratado apontando para o alto. Esse gesto significa que o conhecimento se encontra em uma instância na qual o homem descobre a: suspensão do juízo como reveladora da verdade. realidade inteligível por meio do método dialético.
Platão x Aristóteles A ideia poderia ser alcançada através da razão, do intelecto. Aristóteles, por sua vez, afirmava a existência de apenas um mundo captado a partir do intelecto e dos sentidos. ... Aristóteles, por sua vez, aponta para baixo, demonstrando a existência de um único mundo, captado por razão e sentidos.
Para Platão existia um mundo sensível e um mundo inteligível. O mundo sensível é o mundo em que vivemos, o mundo que percebemos através de nossos sentidos. Já o mundo inteligível seria o mundo das ideias, onde as coisas são eternas, perfeitas e imutáveis.
A teoria Platônica não permite a introdução de novas ideias no mundo inteligível, já através da observação, princípio Aristotélico, a introdução de novas ideias é perfeitamente possível. Com isso podemos concluir, ser a teoria Aristotélica mais defensável.