O Que So Macromoleculas E Quais Suas Funçes?

O que so Macromoleculas e quais suas funçes

As macromoléculas são moléculas grandes – geralmente mais de 1000 átomos – formadas pela união de estructurares blocos ou monómeros menor. Nos seres vivos, encontramos quatro tipos de macromoléculas principais: ácidos nucléicos, lipídios, carboidratos e proteínas. Existem também outros de origem sintética, como plásticos.

Biologia AP

Esses monômeros têm a capacidade de polimerizar um ao outro por meio de uma reação envolvendo dois grupos hidroxila, o que resulta na formação de uma ligação covalente denominada ligação glicosídica.

Existem três tipos de lipídios na célula: esteróides, gorduras e fosfolipídios. Os esteróides são caracterizados por uma estrutura volumosa de quatro anéis. O colesterol é o mais conhecido e é um componente importante das membranas, pois controla a fluidez do mesmo.

Monômeros e polímeros

Monômeros e polímeros

Como o nome indica, uma das características distintivas das macromoléculas é seu tamanho grande. Eles consistem em pelo menos 1.000 átomos, ligados por ligações covalentes. Nesse tipo de ligação, os átomos envolvidos na união compartilham os elétrons do último nível.

Outro termo para uma macromolécula é um polímero . Você provavelmente sabe das aulas de matemática que o prefixo poli significa 'muitos', como em um polígono ou uma figura com muitos lados. Como as macromoléculas são feitas de muitos blocos de construção, chamados monômeros, você pode ver por que esses termos são sinônimos. Pense em um monômero como sendo um tijolo e um polímero, ou macromolécula, como sendo toda a parede de tijolo composta de blocos de construção. A parede de tijolos é composta de unidades menores (os tijolos), assim como uma macromolécula é composta de 'blocos de construção' de monômero.

As proteínas são macromoléculas constituídas por blocos de construção de aminoácidos. Existem milhares de proteínas nos organismos e muitas são compostas por várias centenas de monômeros de aminoácidos. Confira a tabela a seguir para alguns exemplos de proteínas em seu corpo (veja o vídeo).

O que é uma macromolécula?

Os lipídios têm uma função indispensável para todas as formas vivas: são constituintes essenciais da membrana plasmática. Estes formam a fronteira crucial entre os vivos e os não-vivos, servindo como uma barreira seletiva que decide o que entra e o que não entra na célula, graças à sua propriedade semipermeável.

Uma macromolécula é construída exatamente da mesma maneira. O termo macromolécula significa molécula muito grande. Como você sabe, uma molécula é uma substância composta por mais de um átomo. O prefixo macro- significa 'grande', e é um antônimo do prefixo micro- que significa 'muito pequeno'. As macromoléculas são enormes! Eles são compostos de 10.000 ou mais átomos!

Do ponto de vista estrutural, um lipídeo pode ser apresentado de várias maneiras. Como são formadas por hidrocarbonetos (CH), as ligações não são parcialmente carregadas e, portanto, não são solúveis em solventes polares, como a água. No entanto, eles podem ser dissolvidos em outros tipos de solventes não polares, como o benzeno.

De estudante para estudante

De estudante para estudante

Ao longo do intestino, existem células que possuem transportadores específicos para a absorção de cada macromolécula consumida na dieta. Por exemplo, os transportadores PEP1 e PEP2 são utilizados para proteínas e SGLT para glicose.

No entanto, ligações peptídicas e fosfodiéster ocorrem em áreas específicas dos monômeros que as constituem, enquanto ligações glicosídicas podem ser formadas com qualquer grupo hidroxila.

Um exemplo muito diferente é a macromolécula de DNA, que é basicamente um dispositivo de memória celular usado para sintetizar proteínas ou replicar células.

Erros comuns e conceitos equivocados

O que fizemos antes de os plásticos serem inventados? Muitos dos materiais que usamos todos os dias são feitos dessas macromoléculas. Existem muitos tipos de plásticos, mas todos eles são feitos por um processo chamado polimerização , a união de unidades monoméricas para formar os polímeros plásticos. Até recentemente, todos os plásticos eram feitos de derivados de petróleo.

Eles são particularmente importantes na indústria petroquímica e de petróleo indústria derivados , a partir do qual obtemos importantes orgânicos materiais poliméricos, tais como a maioria dos plásticos ( polietileno , PCV), fibras sintéticas (poliéster, nylon ) ou materiais avançados. Tecnologia (tais como os nanotubos de carbono).

Os lipídios são macromoléculas constituídas por longas cadeias de ácidos graxos ou anéis de carbono. Os lipídios importantes em seu corpo incluem colesterol, hormônios esteróides, triglicerídeos e fosfolipídios. Esses lipídios variam em função de hormônios a componentes da membrana celular e unidades de armazenamento de gordura.

As proteínas também têm funções estruturais, além de serem moléculas capazes de catálise e transporte. Finalmente, os ácidos nucléicos armazenam informações genéticas e participam da síntese de proteínas.

Transporte

Existem outros polímeros sintéticos de maior complexidade, como o nylon (ou nylon). Entre suas características é ser muito resistente, com uma elasticidade apreciável. A indústria têxtil aproveita essas características para a fabricação de tecidos, cerdas, sedãs, etc. Também é usado pelos médicos para suturas.

As moléculas sintéticas são, como seu nome sugere, aquelas sintetizadas artificialmente por humanos por meio de vários processos químicos nos quais a ligação de monômeros é controlada, aumentada ou acelerada.

Quais são as principais funções dos carboidratos?

Os carboidratos são também chamados de açúcares, glicídios ou hidratos de carbonos. Os carboidratos possuem função energética, função estrutural e participam da formação dos ácidos nucleicos.

Quais são as principais funções dos carboidratos no organismo?

Os carboidratos são responsáveis por liberar glicose, fornecer energia para as células por ser a primeira fonte de energia celular e fazer a manutenção metabólica glicêmica para que o corpo continue funcionando bem. Este macronutriente é formado fundamentalmente por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio.

Quais são as funções das proteínas Brainly?

As proteinas tem por função atuar nos mecanismos de transporte, organizando túneis que permitem a passagem de substâncias para dentro e para fora da célula, funcionam como receptores de membrana, encarregadas de receber sinais de substâncias que levam alguma mensagem para a célula, favorecem a adesão de células ...

Qual a função hormonal das proteínas?

As proteínas hormonais atuam no metabolismo como mensageiros químicos, como a insulina e o glucagon que controlam a glicemia do sangue e o hormônio de crescimento denominado somatotrofina, secretado pela hipófise. As proteínas de defesa imunológica são as imunoglobulinas (anticorpos).

O que são as proteínas de defesa?

Quando algum antígeno (bactérias, fungos, etc.) entra em contato com o organismo animal, ocorre a produção de uma proteína de defesa, chamada anticorpo. Anticorpos são glicoproteínas derivadas dos linfócitos B que atacam os antígenos causadores das doenças.

Qual a importância da forma das proteínas para a realização das suas funções?

Resposta. Olá, Arabella25. Esse formato serve como uma "chave" para se entrar sem certas células do nosso corpo. Caso esse formato seja modificado, a proteína se torna inutilizável/inativa.

Quando uma proteína é submetida a certos tratamentos químicos?

Quando uma proteína é submetida a certos tratamentos químicos, ou a temperaturas elevadas, ela se altera, muitas vezes permanentemente, o que é chamado de desnaturação.

Quando uma proteína é submetida?

uma proteina é submetida a certos tratamentos como altas temperaturas, sua estrutura se altera, as vezes de modo permanente.

Onde as proteínas podem ser encontradas?

As proteínas podem ser encontradas numa ampla variedade de alimentos de origem animal e vegetal. A carne, os ovos, o leite e o peixe são fontes de proteínas completas. Entre as principais fontes vegetais ricas em proteína estão as leguminosas, principalmente o feijão, as lentilhas, a soja ou o grão-de-bico.

Onde são encontradas as proteínas incompletas?

Proteínas não são encontradas apenas em carnes, ovos e leite. Há também proteínas em vegetais, feijão, legumes e grãos. Entretanto, as proteínas presentes nesses alimentos são consideradas incompletas porque elas possuem apenas alguns dos aminoácidos essenciais.

Qual é a fruta que tem mais proteína?

A goiaba conta com com 2,6 gramas de proteína em 100 gramas. Mas, há mais - esta fruta é rica em licopeno, um antioxidante com ação anticancerígena. A tâmara tem cerca de 2,4 gramas de proteína por 100 gramas.

Quais são as frutas ricas em proteínas?

Em muitas frutas também é possível encontrar quantidades consideráveis de proteínas, como: abacate, amora, goiaba, ameixa, jaca, banana e maracujá. O mesmo é válido para alguns vegetais, por exemplo, brócolis, espinafre, couve e tomate.

Qual legume tem mais proteína?

"Na ordem de maior quantidade de proteínas, no grupo dos vegetais, destaco o espinafre, a couve, brócolis, couve-flor, salsa e repolho. Eles são excelentes fontes de proteínas vegetais, sendo opções saudáveis e acessíveis pra incluir na alimentação.

Quais os vegetais ricos em proteínas?

14 alimentos vegetais ricos em proteínas para investir

  • 1 15. As proteínas participam na atividade metabólica, na liberação de hormônios e na construção e fortalecimento dos músculos e dos ossos. ...
  • 2 15. Tremoço. ...
  • 3 15. Soja. ...
  • 4 15. Amendoim. ...
  • 5 15. Amêndoa. ...
  • 6 15. Castanha-de-caju. ...
  • 7 15. Ervilha. ...
  • 8 15. Semente de gergelim.

Quais legumes têm caroteno?

O betacaroteno é encontrado em legumes e frutas amarelo-alaranjadas como, por exemplo, cenoura, abóbora, melão, mamão, manga, pêssego, laranja, milho; vegetais folhosos verdes escuros como a couve, espinafre, chicória, brócolis, mostarda, agrião, folhas do nabo.

São alimentos ricos em proteínas leite carne e soja?

Resposta. A - o leite e a carne são derivados de animais e a soja apesar de ser um vegetal, é rica em proteína.

São alimentos ricos em proteínas Brainly?

Resposta. Os alimentos mais ricos em proteína são os de origem animal como carne, peixe, ovo, leite, queijo e iogurte, mas os vegetais como ervilhas e soja, também possuem proteína, no entanto, não são tão completas como as de origem animal.

São alimentos ricos em proteínas?

Principais alimentos ricos em proteínas. Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.