Alias, roupa de barracão deve ser alaka para as ekedes ou mesmo saia mas sempre de pano da costa e, para os homens, calçolão e camiseta (tudo LIMPÍSSIMO E PASSADO A FERRO). Shortinhos e top's devem ser usados somente pra ir ao baile funk.
A palavra ekedi também pode ser encontrada escrita como equedi ou ekedji. ... Essa escolha é chamado de “ato de suspender”, ou seja, a ekedi é suspensa por um determinado orixá. Para Gracila, as funções de uma ekedi podem ser resumidas por um verbo: cuidar, e uma ekedi ocupa um posto elevado na hierarquia da religião.
Equede (em iorubá: ekedi), ajoiê e macota (makota) são nomes dados de acordo com a nação do candomblé para um cargo feminino de grande valor: a de "zeladora dos orixás". É o equivalente feminino dos ogãs, sendo escolhida e confirmada pelo orixá do terreiro de candomblé. Não entram em transe.
Feitura de santo, no Candomblé e no Batuque significa a iniciação de alguém no culto aos orixás. ... É como se fizessemos um acordo com o orixá, em que dizemos que para sempre vamos cultuá-lo e adorá-lo, e o orixá irá nos ajudar em toda nossa trajetória, em vida e até depois dela.
Não computei o custo com as roupas de ração, nem “dinheiro de chão” (mão-de-obra), pois há casas que cobram e outras não. Na feitura de Yawô, como envolvem diversos fundamentos, além das roupas e ferramentas dos Orixás, o custo fica maior, cujo mínimo seria de R$ 5.
Seguidores da Umbanda e Candomblé pagam R$ 15 mil por trabalhos de santos.
Para ser Pai de Santo, há de se ter muita capacidade, coragem e entendimento. Humildade para ensinar a todos que o procurar, tempo para se doar ao desenvolvimento dos filhos da casa, olhar de Pai para corrigir os erros e colocar no caminho seus filhos.
Bori é o rito de oferenda à cabeça (ebó ori), que consiste em assentar, sacralizar, reverenciar e ofertar o Orixá Ori, portanto, cultuar e louvar ori e assim estabelecer o elo entre a cabeça material (ori) do neófito e sua cabeça espiritual, ou seja, criar a harmonia e equilíbrio necessários à vida.