Uma máquina é considerada simples quando é constituída por uma só peça. As máquinas simples são dispositivos capazes de alterar forças, ou simplesmente de mudá-las de direção e sentido. ... FORÇA POTENTE ou POTÊNCIA (P) -Toda força capaz de produzir ou de acelerar o movimento. Produz trabalho motor.
Sua utilidade principal é cortar ou dividir certos corpos. Exemplos típicos de cunhas são as bordas cortantes de facas e machados. Muito usado para retirar água de poços e para levantar cargas, o sarilho é uma combinação particular de dois tipos de máquinas simples: a alavanca e a roldana.
c) As máquinas simples fundamentais são: alavanca,plano inclinado e roda./span>
Resposta. Explicação: Elas auxiliam de maneira geral,a ampliar a força aplicadas para a realização determinada atividade, possibilitando que ela seja execultada com menos esforço como é o caso das roldanas e rampas utilizadas em navios e oficinas, bem como as alavancas utilizadas pelos mecânicos./span>
As máquinas simples são dispositivos capazes de alterar forças, ou simplesmente de mudá-las de direção e sentido. A ideia de uma máquina simples foi criada pelo filósofo grego Arquimedes, no século III a.C., que estudou as máquinas "Arquimedianas": alavanca, polia, e parafuso.
Máquinas simples instrumentos que facilitam as tarefas do dia-a-dia. Uma alavanca, uma roldana e um plano inclinado são exemplos de máquinas simples.