A ironia socrática era, antes de tudo, o método de perguntar sobre uma coisa em discussão, de delimitar um conceito e, contradizendo-o, refutá-lo. O verbo que originou a palavra (eirein) significa mesmo perguntar.
Na ironia Sócrates faziam perguntas aos seus alunos ,onde respondiam de acordo com suas opiniões e conhecimentos, depois a pessoa que conversava com Sócrates se percebia como quem na verdade sabia de muito pouco. A segunda etapa do método socrático era conhecida como maiêutica.
O nome "maiêutica" teve como inspiração a própria família de Sócrates. Sua mãe, Fainarete, era parteira e o filósofo a tomou-a como exemplo e afirmava que os dois possuíam atividades semelhantes. Enquanto a mãe auxiliava mulheres a darem à luz a crianças, Sócrates auxiliava as pessoas a darem à luz a ideias.
Verificado por especialistas A ética, portanto, se relaciona com a maiêutica à medida em que visa alcançar também a verdade nas relações humanas, promovendo, como propunha Sócrates, uma investigação à fundo (através das perguntas, como se dava seu método) do que é verdadeiramente bom nas pessoas.
Tecnicamente quer dizer que uma ideia deve ser gerada, pensada, estruturada e depois de nascida ou concebida precisa ser posta em prática para funcionar e apos isso analisar a sua funcionabilidade ou não.
Resposta. Olá! Significa dizer que a ética proveniente dos pensamentos de Sócrates tem relação direta com os processos de racionalização da vida em sociedade, sendo assim não fruto do mero conhecimento empírico, mas das relações lógicas formuladas a partir do contexto social em que se inserem os indivíduos da pólis.
a) Por completo na personalidade da alma humana, na faculdade intelectual e moral do ser humano.
Sócrates (470-399 a.C.) inaugura a Ética ao defender que devemos pensar e analisar as nossas condutas e os nossos comportamentos em função do que nós próprios pensamos, através de um exame racional de nossos comportamentos. A virtude (em Grego areté) é a prática da ação correta, excelente, meritória.
Ética Socrática é aquela caracterizada por bom caráter e valores morais. A posição ética de Sócrates argumenta que o homem não é mau, mas é ignorante. Esse ponto de vista é chamado de "intelectualismo moral" e afirma que a virtude pode ser conhecida e, acima de tudo, pode ser ensinada, no princípio do "eu".
O que se considera como sendo uma possível concepção socrática (mas isso é muito discutível nos diálogos de Platão) é a de que, para Sócrates, a virtude é um saber teórico, um conhecimento que se adquire. E, uma vez adquirido, o agente que possui esse conhecimento agirá de modo virtuoso.
A virtude é agir de acordo com aquilo que manda a razão e com o que é intrinsecamente bom para os seres humanos. ... Já o vício é a ausência da sabedoria e é agir contra o próprio interesse e bem humano.
A Sabedoria Humana é o quanto o homem pode saber sobre o próprio homem. Sócrates busca responder a questão de qual é o ser, a natureza última, a essência do homem. A essa pergunta Sócrates responde que o homem é a sua alma, e a alma do homem é a sua razão. ... Conhecer a si mesmo é conhecer a própria alma.
Termo de origem grega, sophia é um termo fundamental na linguagem filosófica. Designa uma forma superior de conhecimento caracterizado por supremo ser vital, influindo na vida de quem a possui, ser supremo, o conhecimento do absoluto, de Deus - ser ordenador, colocando ordem em todo o saber e atividade.
Resposta: Segundo a concepção socrática, o ser humano é a alma.
Qual é a relação existente entre corpo, alma e conhecimento para Sócrates? R: A alma é o que dá ao homem a sua razão, cuidar de si mesmo é cuidar da própria alma mais do que do corpo e o corpo tem que ser um instrumento da alma, da sabedoria.
Por isso a famosa frase: “Só sei que nada sei” era o princípio do conhecimento para a Filosofia de Sócrates. Isto é, reconhecer a própria ignorância era abrir-se para o novo, o diferente, era o início da construção de um verdadeiro conhecimento.