PLANTIO Deve ser a pleno sol, porém, dependendo da espécie ou cultivar, também pode ser à meia-luz. O solo deve ser composto de terra de jardim e vegetal, sendo uma parte dele para uma de areia, além de 3% de matéria orgânica. Não há necessidade de realizar a calagem, pois as azaleias gostam de solos ácidos.
O solo deve ser úmido, mas nunca encharcado, portanto coloque suas mudas em vasos que tenham furos e pedras no fundo para facilitar a drenagem. O ideal é regar as plantas pela manhã, pois assim elas têm o dia inteiro para absorver a água e ao mesmo tempo secar as folhas.
Para manter a flor azaleia em vaso dentro de casa sempre bonita, deixe a terra úmida e a planta perto de uma janela. As flores de azaleias precisam de pelo menos 4 horas de sol direto. Você pode combinar a cor das flores da azaleia com cachepots em porcelana branca que tenham os detalhes da mesma cor da planta.
Pra recuperar sua azaleia, sempre retire os botões e flores murchos, não deixe que fiquem no pé. Regue só quando a superfície da terra estiver seca, azaleias não gostam de solo constantemente úmido e preferem um substrato que tenha um pouco de areia misturada à terra, pra facilitar a drenagem do excedente das regas.
As azaleias podem ser adubadas varias vezes ao ano, com adubo orgânico (composto ou estrume) bem curtido, com torta de mamona, NPK ou fertilizante Forth Flores.
Adubação. As azaleias podem ser adubadas varias vezes ao ano, com adubo orgânico (composto ou estrume) bem curtido, com torta de mamona, cinza de lareira e fogueira, restos picados de folhagens. Disponha o adubo já preparado em volta do pé da azaleia e, com um rastelo, introduza levemente.
Lembre-se que as árvores vivas têm galhos verdes e flexíveis. Passo 2: Realize uma pequena raspagem na casca da árvore utilizando uma faca ou até mesmo a unha e procure por uma camada verde de baixo da casca que esteja úmida ao toque. Caso essa camada esteja marrom e seca significa que o galho está morto.
Se você suspeitar que sua planta está morta, mas não tem certeza. Você deverá fazer o teste das hastes / caule. Esse é o jeito mais rápido de saber se uma planta esta morta ou não. Mas se o caule estiver mole ou quebradiço, verifique as raízes com as mesmas condições.
As folhas secam e caem: Provavelmente o ambiente onde a planta está é muito seco e quente. Borrife a folhagem diariamente e regue com maior frequência, caso seja impossível mudar a planta de lugar.
Experimente usar uma mistura de vinagre com água (através de um borrifador) para retirar pulgões e outros insetos que se manifestam como verdadeiras pragas nas folhas das plantas. Pode também usar esta solução para combater os ataques de fungos às árvores (apenas se estas não forem sensíveis ao vinagre como é óbvio).
As folhas murchas é sinal de desidratação, então comece borrifando suas folhas e evitando as flores. Borrife em, até pingar água. Verifique a terra e se estiver seca aguar até sair água pelos furos. A poda é um processo importante!
Como cuidar de petúnias
Se o local que você mora é muito quente, deixe o vaso à meia-sombra, se o local tiver um clima ameno, deixe-o sob sol pleno. As regas devem acontecer de 2 a 3 vezes por semana, ou até diariamente no verão, observe sempre, nunca deixe o solo muito úmido, só molhe novamente se o solo estiver mais para seco.
A petúnia é uma planta de sol pleno que tolera o frio moderado. O solo deve ser fértil e rico em matéria orgânica, pode adicionar húmus de minhoca. O pH do solo deve ser levemente ácido. As petúnias precisam de ser regadas periodicamente, por isso a sistema de drenagem do substrato deve funcionar muito bem.
Solo: bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Clima: ameno. Área mínima: pode ser plantada em vasos. Florescimento: em média, de 10 a 15 semanas, dependendo da variedade e do porte do vaso.
É só arrancar gentilmente ou cortar as flores antes que elas comecem a espalhar sementes para encorajar o crescimento. Se a haste da petúnia estiver um pouco mole, corte-a a 5 cm do solo para ajudá-la a crescer mais forte. A poda regular resultará em flores saudáveis com um tempo de florescência mais longo.
O solo úmido por muito tempo é uma causa comum de declínio e morte da petúnia. Misture fertilizante no substrato, de acordo com as recomendações do fabricante, antes do plantio das flores. A terra já adubada também pode ser utilizada. Não aplique fertilizante em plantas debilitadas.
As petúnias precisam de solo fértil e bem adubado para florescerem. O ideal é plantá-las em um vaso bem drenado com uma mistura de substrato e húmus de minhoca. Para cultivar a petúnia você tem duas opções: comprar a muda já em um tamanho adequado para o transplante ou, então, semeá-la em casa.
Embora as petúnias sejam flores solares, é recomendado cultivá-las em meia sombra, de modo que o clima permaneça ameno e que o sol não incida diretamente em suas flores ou folhas, evitando queimaduras. A primavera e o verão são as melhores estações para quem deseja cultivar petúnias.
"O substrato para o cultivo deve ser fértil e drenável. Terra vegetal ou terra adubada misturada com areia ou perlita são excelentes opções para garantir a saúde das raízes", diz. Para potencializar o florescimento dos gerânios, o ideal é fazer uma adubação rica em fósforo, com adubo líquido NPK 4-14-8.