Os glicerídeos são lipídeos encontrados em maior quantidade nos alimentos e são representados pelos óleos e gorduras. Os glicerídeos fazem parte de um dos quatro grupos dos lipídeos e consistem em moléculas de glicerol (C3H8O3) unidas a uma, duas ou três moléculas de ácidos graxos.
Ácidos graxos são substâncias orgânicas encontradas em temperatura ambiente nas fases sólida e líquida e semissólida. Pertencem ao grupo dos ácidos carboxílicos, compostos que apresentam a carboxila, carbono ligado a um oxigênio e a uma hidroxila.
Ácidos graxos: o que são? Trata-se de um tipo de lipídio ou gordura que é formada por cadeias de carbono e um grupamento carboxila ( —COOH) nas extremidades. Esse nutriente é utilizado como combustível pelas células e se constitui como uma das principais fontes de energia juntamente com as proteínas e a glicose.
Os ácidos graxos essenciais são gorduras (lipídios) essenciais para todas as células do nosso corpo. Exercem funções importantes no organismo – incluindo a produção de energia, o transporte de gorduras do fígado para os tecidos do corpo, o crescimento normal das células.
Ácidos graxos monoinsaturados: óleos vegetais, como no mesocarpo e endocarpo de frutos de palmeiras (como o açaí, tucumã e buriti), azeite de oliva, óleo de canola, oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas, etc.), abacate e amendoim. Ácidos graxos poli-insaturados: - EPA E DHA: peixes de água fria e no óleo de peixe.
Os ácidos graxos são compostos orgânicos que possuem apenas um grupo carboxila em uma de suas extremidades (são monocarboxílicos), de cadeias abertas, longas, com 4 a 22 átomos de carbono (geralmente um número par), que podem ser saturadas ou insaturadas.
Os ácidos graxos são classificados como saturados, mono e poliinsaturados, dependendo do número de duplas ligações na sua cadeia de carbonos (veja Figura 1). Os saturados não contêm dupla ligação entre os átomos de carbono.
Na estrutura molecular dos ácidos graxos ocorrem ligações simples e ligações duplas de átomos de carbono e, juntamente com o oxigênio (O), a hidroxila (OH) e o grupo carboxila (–COOH) nas extremidades, formam a fórmula estrutural dos mesmos.
Ácidos carboxílicos possuem uma parte polar (grupo carboxila) e outra apolar (cadeia carbônica). Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Quanto maior a parte apolar da cadeia mais insolúvel será o composto, é por isso que Ácidos carboxílicos com mais de 10 carbonos não se dissolvem em água.
Ácidos graxos saturados – apresentam ligações simples entre os átomos de carbono. Ácidos graxos insaturados – possuem duplas ligações entre os átomos de carbono. Os ácidos graxos insaturados são ainda subdivididos em: Ácidos graxos monoinsaturados (MUFA) – apresentam uma única dupla ligação.
· O ponto de fusão dos ácidos graxos aumenta com o aumento da cadeia, mas diminui com o aumento do número de insaturações. Isso ocorre porque a configuração "cis" das duplas ligações provoca uma dobra de 30º na cadeia, o que dificulta a agregação das moléculas.
ÁCIDOS GRAXOS INSATURADOS: Contêm uma ou mais ligações duplas na cadeia. Quando os hidrogênios se encontram no mesmo lado do plano, são chamados de cis, se estão em lados opostos, de trans. Os ácidos graxos trans estão presentes em produtos industrializados, como na margarina e na gordura vegetal hidrogenada.
É uma molécula de natureza anfipática (veja figura abaixo), ou seja, contém uma cadeia hidrocarbonada hidrofóbica, enquanto que o grupo carboxila terminal é hidrofílico (pode ser ionizado em pH=7). Os AG de cadeia longa são predominantemente hidrofóbicos, sendo portanto altamente insolúveis em água.
Quanto maior o número de insaturações, menor o ponto de fusão da substância. Conseqüentemente, moléculas que apresentam muitas insaturações são líquidas à temperatura ambiente. Em contraposição,moléculas que apresentam pouca ou nenhuma insaturação possuem maior ponto de fusão, sendo sólidas à temperatura ambiente.
É correto afirmar que o ácido graxo: A. linoleico é um ácido graxo poli-insaturado ômega-6 que pode aumentar as concentrações séricas de HDL-colesterol; ... α-linolênico é um ácido graxo poli-insaturado ômega-9 presente em vegetais como soja e linhaça.
Os lipídios são as gorduras que os alimentos apresentam e que trazem benefícios para a saúde, especialmente aqueles que tem origem vegetal e animal. O consumo dos lipídios auxilia no desenvolvimento e manutenção no organismo, atuando como reserva de energia, isolante térmico e no auxílio na absorção de vitaminas.