Dicas para emassar sua parede com rolo e rodo
A massa precisa ser aplicada em camadas finas para a correção de imperfeições das paredes. Por isso, aplique aos poucos, sempre deixando a superfície mais lisa possível. Para dar acabamento, lixe bem a parede.
“Para uma boa aplicação da massa, seja ela PVA ou acrílica, é recomendável lixar bem a parede, removendo qualquer impureza e, a seguir, aplicar um selador. Qualquer sujeira ou contaminação pode prejudicar a aderência da massa na base”.
A massa acrílica é mais resistente à umidade e, por essa razão, é mais indicada para áreas externas e molhadas (como banheiros, cozinhas e área de serviço). Ela é muito usada em fachadas de prédios, casas, lojas e escolas, por exemplo.
Adicione cerca de ¼ de uma xícara de água morna no recipiente. Misture a massa e quebre-a em pedaços cada vez menores. Continue mexendo, até que os pedaços da massa corrida desapareçam e ela se torne novamente uma só massa, uniforme. Adicione mais água, sempre aos poucos, até chegar à consistência necessária.
A massa corrida é utilizada em ambientes internos e externos, mas será diferente dependendo do local de aplicação. Para áreas internas usa-se a massa PVA e para as externas, a versão acrílica. Apesar de ambas terem a função de equiparar e nivelar paredes e tetos, há uma diferença em relação à resistência dos produtos.
“Se o desejo é um resultado mais rústico, pode tirar partido das imperfeições do reboco, aplicar selador e pintar em seguida. Mas se quer um fino acabamento de qualidade superior, deve-se aplicar a massa corrida ou acrílica, lixar e aplicar a tinta”, recomenda.
Como emassar parede: passo a passo
Para aplicar a massa corrida use uma espátula ou uma desempenadeira de aço (foto). Aplique a massa corrida no sentido vertical ou horizontal, sempre em camadas bem finas, passe a desempenadeira vazia para espalhar bem a massa, e por último, dê acabamento com uma boa lixada para tirar todas as imperfeições.
Instruções de como passar massa corrida. 1. Observe o estado de conservação e o material de sua parede. Se a parede possuir reboco novo, então utilize a lixa para retirar aquela camada áspera da mesma e após isso, com o auxílio de um rolo, aplique a seladora na parede.
Nada impede que você aplique um selador ou um fundo preparador, mas geralmente não há esta necessidade e a aplicação da tinta pode ser feita diretamente sobre a massa corrida que já deve ter sido devidamente lixada e está pronta para acabamento final. ...
A massa corrida ou massa PVA não é resistente à umidade, por isso só deve ser aplicada em cômodos internos e que não recebam excesso de água como quartos, salas e espaços secos.
Passo a passo de como passar massa corrida na parede
pegue um pouco de massa corrida utilizando a espátula e espalhe na parede ou no teto utilizando a desempenadeira; é importante que as quantidades espalhadas sejam as mesmas.
Para deixar a superfície lisa e bem acabada:
Para o caso de paredes com problemas, a massa corrida tende a ser a melhor escolha, mesmo que sua utilização demande maior consumo do produto e de água para preparação. Uma boa dica é que você pode fazer um teste em uma das faces da superfície para ter uma prévia do resultado da aplicação de gesso ou de massa.
A massa acrílica oferece acabamento mais liso às tintas em látex e PVC ou acrílica, além de possuir alta resistência à umidade. É uma massa de fácil aplicação e com grande poder de enchimento. A sua secagem é rápida, é fácil de lixar e de aplicar.
A massa corrida PVA, por sua vez, não é resistente à umidade, portanto, deve ser utilizada em ambientes internos e secos, como quartos e salas. Para garantir uma aplicação correta, lixe e lave a parede antes de passar a massa, certifique-se de que a superfície esteja limpa e livre de qualquer resíduo.
Se as imperfeições forem bem pequenas, use a massa F12. ... Para madeira não se deve usar massa corrida seja ela acrílica ou pva. Existe para isso a massa a óleo que são vendidas em 1 litro, galão de 3,6 e lata 18 litros. Não aplique latex sobre a madeira antes do esmalte.
Confira a seguir: