Chamamos de homonímia o fenômeno das palavras que apresentam a mesma estrutura fonológica, mas ainda assim apresentam significados completamente divergentes.
O homônimo da preposição PARA é o verbo PARA, conjugado na terceira pessoa do singular no presente.
“Ascender” e “acender” estão entre os casos de homônimos que registramos na língua portuguesa: são aquelas palavras que são idênticas, foneticamente (ou seja, possuem pronúncia igual), mas têm significados diferentes.
acender - verbo
Tem mais depois da publicidade ;) O sentido de ascender é justamente esse: subir, elevar-se. O outro verbo, “acender”, com “c”, é pôr fogo, ligar ou alumiar. Pode possuir ainda o sentido de animar, gerar vontade.
Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. O verbo acender se refere ao ato de produzir chama ou pôr fogo, bem como ao ato de elevar a temperatura. ... O verbo ascender se refere principalmente ao ato de mover para cima.
O verbo ascender pode ser usado como transitivo e intransitivo. Veja os exemplos: Ele ascendeu ao cargo de diretor da empresa. 2 - Acender com "c" significa "pôr fogo a", "fazer arder", "pôr em funcionamento" (sistema elétrico de iluminação).
⇒ Em (1), o verbo “acender” é transitivo direto e possui o sentido de iluminar, atear fogo, fazer arder, por em funcionamento. ⇒ Em (2), o verbo “ascender” é transitivo indireto e possui o significado de subir. Esse verbo pode ser usado também como verbo intransitivo.
Dica: para não confundir essas palavras (que são muito semelhantes e possuem a mesma pronúncia), basta se lembrar de que ASCENDER se escreve com S de SUBIR, ou seja: ascender significa subir, se elevar, crescer. Portanto, ACENDER (sem "s") só pode ser o de "acender a lâmpada" ou "acender a vela".
verbo intransitivo e pronominal Subir; movimentar-se de baixo para cima: ascendeu ao primeiro colocado; ascendeu-se para o último andar. verbo transitivo indireto [Figurado] Subir de posto; elevar-se na carreira: ascendeu-se a diretor. Não confundir com: acender. Etimologia (origem da palavra ascender).
O uso do verbo acender deve se referir a atear fogo, pôr em funcionamento e fazer fogo. Confira alguns exemplos de acender: - No São João eles acenderão uma fogueira. - Ela acendeu a luz.
Ligar a lanterna com o botão power Agora, ao pressionar o botão Power 3 vezes durante o intervalo definido, o seu celular ligará a lanterna.
As melhores formas de acender a churrasqueira são: jogando o fósforo aceso cuidadosamente por cima do carvão ou acendendo a ponta de um pedaço de papel higiênico ou jornal e encostando-a levemente no carvão. Assim que pegar fogo, solte.
Use álcool para embebedar o carvão + um pedaço de papel com fogo. Uma das formas mais simples e rápidas de acender a churrasqueira é usando álcool (líquido ou em gel) para embebedar o carvão. Em seguida, jogue um pedaço de papel com fogo para dar combustão e prontinho!
Para colocar essa técnica em prática, você precisa encharcar um pedaço de papel higiênico com óleo de cozinha (de soja, milho, canola, entre outros). Depois, é só colocar um pouco de carvão em cima e acender um fósforo. Quando o papel pegar fogo, jogue-o imediatamente no meio da churrasqueira.
Com pão e álcool: embeba em álcool um pedaço de pão, de preferência amanhecido. Coloque-o dentro de um pequeno monte de carvão e cubra-o com mais carvão. Jogue um pouco mais de álcool sobre esse monte e depois ponha fogo. Prós: pega fogo rápido, de forma uniforme.
Para começar, coloque os pedaços de carvão no fundo da churrasqueira e espalhe e jogue o álcool em cima. Não acenda o fogo de imediato. Espere alguns minutos para que o carvão absorve o álcool. Depois é só atear fogo em um pedaço de jornal ou papel, jogar na churrasqueira e pronto!
Faça uma fogueira dentro do tambor maior e deixe queimar por 7 a 8 horas. Use madeira e gravetos para isso, passando os materiais pelo buraco na parte de baixo do recipiente. Conforme o fogo for queimando, alimente-o com pedaços de madeira maiores. Fique de olho na chama; quando ela diminuir, coloque mais madeira.
O carvão vegetal é obtido a partir da queima ou carbonização de madeira, após esse processo resulta em uma substância negra. No cotidiano o carvão vegetal é utilizado como combustível de aquecedores, lareira, churrasqueiras e fogões a lenha, além de abastecer alguns setores industriais, como as siderúrgicas.