O princípio de funcionamento é simples: uma base que contém um ímã cerâmico e de campo magnético bastante intenso é utilizada para repelir um ímã (também produzido em material cerâmico) em formato de anel instalado no pião.
Para a construção de um levitron são necessários os seguintes itens [4]: * Dois imãs circulares para a base (podem ser aqueles que têm em alto falantes); * Um imã circular para o pião (esse tem que ser menor, desses que tem em caixinhas de som), ou seja, imãs de ferrite; * Arruelas de cartolina, plástico ou borracha ( ...
Um modo mais seguro de obter o mesmo resultado seria usar, em vez da força elétrica, a força magnética. Nos ímãs, polos de mesma natureza se repelem, e polos opostos se atraem. E, se a intensidade dessa repulsão for grande, um ímã pode fazer o outro levitar.
Supercondutores são materiais capazes de conduzir a eletricidade, sem oferecer qualquer tipo de resistência, assim que atingem uma temperatura muito baixa, conhecida como temperatura crítica.
Magnetismo é o conjunto de fenômenos que se relacionam com a atração ou repulsão que ocorre entre materiais que apresentam propriedades magnéticas. ... O movimento de cargas elétricas é o que dá origem aos fenômenos magnéticos. Como nunca se encontram parados, os átomos produzem seu próprio campo magnético.
Magnetismo é o fenômeno de atração ou repulsão observado entre determinados corpos, chamados ímãs, entre ímãs e certas substâncias magnéticas (como ferro, cobalto ou níquel) e também entre ímãs e condutores que estejam conduzindo correntes elétricas. Essas regiões são chamadas de polos do ímã. ...
Corrente elétrica: o Lei de Ohm; o Condutividade; o Potencia elétrica; o Força magnética sob uma corrente elétrica; o Torque magnético sob uma corrente elétrica; o Campo magnético produzido por uma corrente retilínea; o Campo magnético produzido por uma corrente circular; o Força entre correntes elétricas.
A força de atração ou repulsão das cargas elétricas é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas. As cargas magnéticas se atraem ou se repelem da mesma forma que os polos magnéticos. Um campo magnético determinado por uma corrente elétrica em um fio tem o sentido produzido pelo sentido da corrente.
O campo magnético é a região em torno de um ímã onde acontecem as interações magnéticas. Um ímã é, assim, representado por meio de vetor denominado indução magnética. Da mesma forma que as cargas elétricas criam em torno delas um campo elétrico, o ímã cria em torno de si o campo magnético.
É uma gigantesca distorção magnética criada pelo núcleo terrestre, que funciona como um ímã. ... O campo magnético protege as camadas de ar ao minimizar ataques de ventos solares. Sem tal defesa, as partículas lançadas pelo Sol arrancariam a atmosfera do planeta. Um ímãzão desses, bicho!
Qual é a importância do campo magnético terrestre? ... O campo magnético terrestre impede a entrada de partículas com alta velocidade vindas do Sol (vento solar). Ao atingirem o campo magnético da Terra, essas partículas que compõem o chamado vento solar são defletidas por causa da carga elétrica que possuem.
Se este astro sumisse de repente, a luz natural incidente desapareceria, e dentro de poucos dias a Terra ficaria gelada. Tudo que constitui nosso planeta ficaria congelado: rios, mares, plantas e nós humanos.
“É impossível que o planeta pare de girar de modo abrupto, mas, se isso acontecesse, tudo aquilo que se encontra na superfície terrestre seria arrancado violentamente: as cidades, os oceanos e até o ar da atmosfera”, afirma Rubens Machado, do departamento de astronomia da USP.
Agora, se o núcleo terrestre esfriasse, aconteceriam mudanças importantes. Acabariam os movimentos tectônicos, pois o centro da Terra se solidificaria e as massas continentais não teriam por onde deslizar, e com eles terremotos e furacões terminariam.
Segundo os cientistas, a temperatura do núcleo terrestre é tão alta que o ferro pode ser levado ao estado líquido. Porém, o material volta para o estado sólido em decorrência da pressão, que o faz se agrupar novamente.
Ao contrário do que muitos imaginam, o núcleo interno é sólido, constituído basicamente por NIFE (Níquel e Ferro). Por isso, os indícios apontam que o centro da Terra seja uma grande bola de ferro envolvida por uma camada de rochas em estado líquido.