Por conseguinte, eles apresentam sugestões de substituição de “sendo que” por E (opção A) ou por ponto e vírgula (opção B) ou por outra construção. Para atender à recomendação, vamos ver três frases de exemplo: O enfoque é outro, sendo que a justiça constitui a legitimação da norma.
Em seu Dicionário de Questões Vernáculas, o gramático Napoleão Mendes de Almeida salienta que sendo que tem o sentido equivalente a “desde que”, “uma vez que”, “já que”, “visto que”, “como”, entre outras conjunções causais.
Conjunções aditivas - expressam soma. Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.
A dúvida reside em quando se deve utilizar está e quando se deve utilizar estar. Está é a forma conjugada do verbo estar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2. ... Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).
A dúvida deve ser direcionada para a vírgula utilizada antes do termo "para". Para, neste caso, fica muito bem entre vírgulas; a primeira porque anuncia uma oração infinitiva final, e a segunda por introduzir um complemento de tempo, intercalado, portanto entre vírgulas.
⇒ Pronome substantivo: equivale a que coisa. Quando for pronome substantivo, a palavra que exercerá as funções próprias do substantivo (sujeito, objeto direto, objeto indireto, etc.) Que aconteceu com você? ⇒ Pronome adjetivo: determina um substantivo.
Agora, o uso de “sendo que” como conjunção causal, ou seja, usada no lugar de visto que, uma vez que, já que, etc., é defendido por alguns gramáticos, mas eu dou preferência às últimas, são mais apuradas.:-)
Significado de Sendo substantivo deverbal Expressa a ideia de um processo em curso: o ensino da gramática vem sendo feito há muito tempo. [Gramática] Forma nominal e gerúndio o verbo ser; não possui flexão de tempo e modo; e, na frase, pode exercer a função de um substantivo, adjetivo ou advérbio.
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Antes de pronome relativo, a vírgula será proibida se a oração introduzida por ele for RESTRITIVA; será obrigatória se a oração introduzida por ele for NÃO-RESTRITIVA ou EXPLICATIVA. Por exemplo: (22) O professor Paulo Ricardo, que organizou esse material, é professor do Unificado.
Nas frases apresentadas (e ainda que a primeira esteja incompleta), a locução conjuncional «desde que» tem o significado de «com a condição de que» e pode ser substituída por outras locuções subordinativas condicionais, como «contanto que» e «uma vez que».
Recentemente, ouvimos um metalúrgico reclamando: Recebi cinco mil reais, “sendo que” boa parte foi retida pelo imposto de renda. Caberia nessa frase a mesma substituição da primeira.
“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
Na perspetiva da terminologia da gramática tradicional, o dicionário da Academia das Ciências de Lisboa ACL regista a expressão «sendo assim» como locução conjuncional e equivalente a «assim sendo», também classificada como uma locução conjuncional.
OBSERVAÇÃO: Em razão das lúcidas e muito bem lançadas ponderações feitas pelo ilustre leitor Américo Paz, elucido que não é só o renomado DOMINGOS PASCHOAL CEGALLA que faz séria critica o uso da combinação “sendo que”. O não menos festejado gramático LUIZ ANTÔNIO SACCONI assim também o faz. Veja-se:
Quanto a «sendo que», trata-se de uma expressão que, no Dicionário de Questões Vernáculas, Napoleão Mendes de Almeida considera uma locução conjuntiva causal, equivalente a «uma vez que» ou «visto que».
50 sinônimos de assim para 6 sentidos da palavra assim: Deste modo: 1 deste modo, desse modo, daquele modo, deste jeito, desse jeito, daquele jeito, desta forma, dessa forma, daquela forma, desta maneira, dessa maneira, daquela maneira, destarte, dessarte. Exemplo: Ninguém imaginou que as coisas fossem acabar assim.
Isso acontece porque acrescenta-se a preposição a à palavra onde, o que dá indicação de movimento de acordo com a regência dos verbos que acompanham essa palavra. Nos casos em que onde pode ser substituído por “em que”, “aonde” pode ser substituído por “a que”/ “ao qual”/ “à qual”. Observe: Aonde você o levou?
A palavra onde, como pronome relativo, somente pode ser utilizada para substituir um substantivo que exprima a idéia de lugar. Para a substituição de outros substantivos, utilize as formas "em que", "na qual" ou "no qual" em vez de "onde".
25 sinônimos de e para 6 sentidos da palavra e: