Os tempos verbais (presente, pretérito e futuro) indicam quando ocorre a ação, estado ou fenômeno expressado pelo verbo, em suma: Presente - não só indica o momento atual, mas ações regulares ou situações permanentes.
Existem três conjugações principais: a 1.ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2.ª conjugação para verbos terminados em -er e a 3.ª conjugação para verbos terminados em -ir.
Os tempos verbais indicam o momento em que ocorre essa ação.
Conjugar um verbo é dizê-lo em todos os modos, tempos, pessoas, números e vozes. O agrupamento de todas essas flexões, segundo uma ordem determinada, chama-se CONJUGAÇÃO. Existem três conjugações, caracterizadas pela vogal temática, no português.
Que possamos ser melhores a cada dia. Seres humanos íntegros, defensores do Bem e exemplos de conduta em cada ação, em cada momento. Que sejamos fonte de inspiração para todos que encontrarmos no caminho. Que espalhemos sementes de Vida, germinando bondade em cada palavra.
"Que eu esbarre, todo dia, em alguém que me ensine a ser melhor do que ontem." Uma descoberta que dá qualidade à existência se relaciona com a própria identidade: conhecer-se é muito mais do que uma percepção, é condição para harmonizar as coisas da interioridade.