Os Sistemas de Informação da Saúde (SIS) são compostos por uma estrutura capaz de garantir a obtenção e a transformação de dados em informação, em que há profissionais envolvidos em processos de seleção, coleta, classificação, armazenamento, análise, divulgação e recuperação de dados.
Para este órgão oficial brasileiro, os principais sistemas de informações correspondem ao de mortalidade (SIM), de nascimento (SINASC), ambulatorial (SIA-SUS), de internações hospitalares (SIH), de notificações de doenças (SINAN), de atenção básica (SIAB), estes para níveis populacionais.
O Sistema de Informação Sobre Mortalidade - SIM, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em 1975, é produto da unificação de mais de quarenta modelos de instrumentos utilizados, ao longo dos anos, para coletar dados sobre mortalidade no país.
A Secretaria de Vigilância em Saúde é o gestor, em nível nacional, do SINASC, sendo de sua responsabilidade, por meio da Coordenação Geral de Informações e Análise Epidemiógica (CGIAE), do Departamento de Análise de Situação de Saúde (DASIS), as alterações de layout, bem como providências para impressão e distribuição ...
O Sistema de Informações de Marketing (S.I.M.) é uma área de atuação empresarial que tem como objetivo observar, coletar, organizar e utilizar informações sobre os clientes, como: hábitos, preferências, necessidades, desejos, renda média, etc.
O SIM é baseado em três fontes de informação principais. A primeira é o sistema de dados internos, que olha para a parte de dentro do seu negócio. ... A segunda fonte de informação é a inteligência de marketing, que faz uma verificação externa para coletar dados que interessem ao seu negócio.
Sistema de informação de marketing, ou SIM, é uma estrutura dedicada ao planejamento, coleta e análise de dados internos e externos que embasam a tomada de decisão. ... Como você deve imaginar, esse sistema foi totalmente informatizado e hoje opera como uma plataforma digital que concentra todos os dados necessários.
O Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) é um sistema de vigilância epidemiológica nacional, cujo objetivo é captar dados sobre os óbi- tos do país a fim de fornecer informações sobre mortalidade para todas as instâncias do sistema de saúde.