Essas marcações são utilizadas em instrumentos de navegação e orientação espacial como a bússola e a Rosa-dos-ventos.
Leste (L): o lado onde o sol nasce no horizonte pela manhã indica o leste. Oeste (O): o lado onde o sol se põe no horizonte indica o oeste. Norte (N): o lado que fica a sua frente ao estender o braço direito na direção em que o sol nasce.
A Rosa-dos-ventos é um instrumento utilizado para a localização geográfica que mostra a posição dos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.
O Sol foi o primeiro meio de orientação utilizado. Observou-se então que o Sol aparecia sempre no mesmo lugar (nascente). Perceberam também que o Sol se punha na direção contrária à do seu aparecimento (poente). Utilizavam essa orientação durante o dia e, durante a noite, as constelações.
Os pontos cardeais são usados como elementos de orientação e localização na Cartografia, uma vez que estão relacionados com a posição do sol. O astro rei sempre nasce de um lado do horizonte e se põe no oposto, por isso estabelecem os pontos cardeais.
O Sol só nasce exatamente no Leste e se põe a Oeste em dois dias do ano (quando se inicia a primavera ou o outono). A observação do nascer e do ocaso do Sol não é, portanto, muito eficiente para a orientação.
O Sol sempre nasce na direção leste mas não exatamente no ponto cardeal leste, que corresponde ao azimute 90 graus a contar do norte. A direção exata (ou o azimute exato) do nascer e do pôr do sol variam de acordo com a estação do ano e com a latitude do observador.
A pessoa deve saber em que direção nasce o sol (leste). A partir daí é possível posicionar o braço direito em direção ao sol, a parte frontal da pessoa corresponde ao norte, automaticamente o sul se encontra atrás e, consequentemente, o oeste encontra-se na direção do braço esquerdo, na qual o sol se põe.
Diante da necessidade humana de localização e orientação no espaço, foram criados pontos de referência a partir da observação da movimentação dos astros em relação à Terra, sendo eles: Quatro pontos cardeais principais (Norte, Sul, Leste e Oeste).
Por ser um conceito básico, a maioria das questões de geografia no Enem cobram o seu entendimento ou usam pontos colaterais como ilustração para outros temas — não só em geografia.
Os pontos cardeais não são suficientes para nos orientarmos precisamente sobre a superfície da Terra e, por isso, é necessário utilizarmos também os pontos colaterais, que se situam entre dois pontos cardeais. Veja como encontrá-los:
No ponto mais oriental do Brasil encontramos a Ponta do Seixas, local que não pode faltar em sua visita à Paraíba, ali o sol nasce primeiro como diz a música, "hino" da Paraíba.
O eixo norte-sul é representado pelas linhas do meridiano e unem os polos terrestres. Já o eixo leste-oeste segue a representação da Linha do Equador.
É um assunto simples, mas que serve de base para vários outros temas e questões que caem nos vestibulares e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Acompanhe e entenda melhor esse assunto.
Um dos instrumentos de orientação mais conhecidos, a bússola possui uma agulha imantada que é atraída pelo campo de atração magnética da Terra, que está orientado no sentido norte-sul.
Uma câmera de vigilância está fixada no teto de um shopping e sua lente pode ser direcionada remotamente, através de um controlador, para qualquer sentido. A lente da câmera está apontada inicialmente no sentido Oeste e o seu controlador efetua três mudanças consecutivas, a saber:
A direção do Sol ao nascer ficou determinada como leste (L) ou oriente (que significa nascente). O lado oposto, em que o Sol desaparece, ficou determinado como oeste (O) ou ocidente (que significa poente). Foram também estabelecidos o norte (N), ou setentrional ou boreal, e o sul (S), ou meridional ou austral.
No ponto mais oriental do Brasil encontramos a Ponta do Seixas, local que não pode faltar em sua visita à Paraíba, ali o sol nasce primeiro como diz a música, "hino" da Paraíba.
A rosa dos ventos foi um mecanismo utilizado para indicar direção geográfica de embarcações. Assim, servia para indicar a localização exata em mapas, por exemplo. Logo, o sistema ainda é utilizado atualmente. Dessa forma, foi criada no século XIV para indicar a direção dos ventos vindos do Mar Mediterrâneo.
A teoria é simples, basta compreender que os pontos colaterais identificam os lugares entre dois pontos cardeais, como os espaços entre sul e leste, norte e nordeste e sul e oeste, por exemplo.
Você precisa esticar seu braço direito para a direção em que o Sol nasce. Chamamos essa posição de nascente. Logo após identificá-la, você terá encontrado o ponto leste (L). Em seguida, estique o braço esquerdo para a outra direção e você encontrará o ponto oeste (O).
Meios de Orientação e Localização
À nossa frente teremos a direção Norte e atrás a direção Sul. Os pontos cardeais são usados para indicar direções e regiões em uma cidade. Eles também podem nos ajudar a escolher a melhor posição para construirmos nossas casas. As sombras também nos ajudam a localizar o Sol no céu.
Primeiramente para chegar em um determinado lugar precisamos de referências ou endereços,então o sistema de localização tem um objetivo de localizar a linha do equador por exemplo,e estabelecer a divisão da Terra ente oeste e leste.
A localização e orientação no espaço geográfico são elementos que proporcionam ao aluno, entender o espaço em que vive e fazer relações com outros lugares. ... Assim, o aluno poderá apropriar-se da representação cartográfica em seu cotidiano e fazer comparações, correlações e análise do espaço vivido.
Portanto, para se localizar através do Sol, ou tendo o Sol como referência, basta observar a direção em que ele nasce, e apontar o braço direito para lá, então o norte estará à sua frente, o oeste estará na direção do seu braço esquerdo apontar, e o sul estará atrás de você.
Através do Sol é possível identificar os quatro pontos cardeais. Para isso, estique o braço direito para a direção em que o Sol nasceu (nascente), assim você encontra o ponto Leste. Em seguida, estique o braço esquerdo para a outra direção (ponto Oeste - poente). O Norte está à sua frente e o sul, atrás de você.
A localização nos permite entender que é possível desenvolver negócios em qualquer lugar do mundo, e nos convida a aproveitar as ferramentas e oportunidades que a tecnologia nos oferece para consegui-lo.
A localização e orientação no Espaço Geográfico são importantes para encontrar ou chegar até um determinado lugar. No campo da Geografia, o termo lugar é usado para representar o espaço em que as pessoas praticam relações cotidianamente.
GPS é como se fosse um mapa, só que como a tecnologia está avançada, esse mapa é em forma de aparelho. Alguns celulares possuem a função Gps. Esse aparelho fica instalado no carro, para facilitar as pessoas na hora de viajar, a encontrar ruas, saber distância, que lado e que posição tem que virar.
A importância do GPS. Um dos sistemas mais importantes da atualidade, o GPS pode ser utilizado em diversos serviços com propósitos diferentes. O GPS identifica a localização de um aparelho chamado de receptor.
O GPS (Sistema de Posicionamento Global) é um sistema de satélites e dispositivos que tem como função fornecer informações sobre localização no globo terrestre. Muito utilizado nos automóveis o GPS evoluiu e, hoje, oferece algumas outras funções que não concernem apenas à localização.
A Guia da Previdência Social (GPS) é o documento hábil para o recolhimento das contribuições sociais a ser utilizada pela empresa, contribuinte individual, facultativo, segurado especial e empregador doméstico, este último para contribuições referentes às competências 09/2015 e anteriores.
Como emitir a Guia da Previdência Social?
Nela, o segurado deve preencher preencher o mês (competência) que pretende pagar e o Salário de Contribuição (valor de 1 salário mínimo atual, ou 2 ou 3 ou 4, até o teto atual da Previdência). - A competência se refere ao mês e ano de referência do recolhimento, no formato numérico MM/AAAA.
Acesse o Portal do Meu INSS ou baixe o APP O cadastro é bem simples, bastando informar dados pessoais como CPF, nome completo, data de nascimento e depois responder algumas perguntas sobre o seu histórico de trabalho e contribuição ao INSS. Com isso, você vai receber uma senha provisória de acesso.
Basta ligar diretamente para a Central de Atendimento do INSS, através do número 135. Será necessário informar ao atendente os números de CPF, RG e Carteira de Trabalho. O horário de atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Solicitar Extrato de Contribuição (CNIS)
Consulta ao Extrato de Pagamento do Benefício
Obter Extrato de Pagamento de Benefício do INSS
O demonstrativo de rendimentos para declaração do Imposto de Renda de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já pode ser obtido no Portal Meu INSS, com login e senha (gov.br/meuinss ou aplicativo para celulares).
Extrato do INSS pela internet
O informe de rendimentos do INSS pode ser obtido pela internet, no site ou aplicativo do INSS, ou presencialmente, em uma unidade da Receita Federal.