A sobrecarga de informação, ou Síndrome de Fadiga por Informação (IFS) ocorre quando somos submetidos em excesso à mídia, tecnologia e informação. Nosso cérebro tem dificuldade em manter-se ativo com tudo que nos alimenta e a quantidade de energia que precisamos gastar não ajudam a consumirmos todas essas informações.
A mente funciona quando começamos a ter sensações, entender o que sentimos, pensar sobre o que sentimos. E cada vez ela vai ficando mais complexa, vai melhorando esse jeito de funcionar. Viu só? A nossa mente ajuda a acumular informações que o cérebro processa para tornar a nossa vida possível.
Dicas de como ter o domínio sobre o poder da mente
Como a mente funciona é um livro de 1998 do psicólogo e cientista cognitivo Steven Pinker. Basicamente nos mostra o funcionamento da mente a partir de duas grandes teorias: o evolucionismo de Darwin e a moderna ciência cognitiva.
Corpo e Mente, história das mentalidades, produção historiográfica, esquizofrenias compelidas pela modernidade e seus rígidos padrões de beleza, ética protestante, o feudalismo/catolicismo.
Para Descartes, o cogito é o princípio do conhecimento e constitui atividade da “alma”. Por todas as Idades Antiga, Média e Moderna, o pensamento permanecerá como atributo da alma, com implicações fundamentais para a epistemologia – a saber, a inadequabilidade intrínseca entre o pensamento matéria.
A alma é, segundo a definição mais geral que Aristóteles nos apresenta, a forma de um corpo orgânico. Tal como uma forma, uma alma é um acto de um tipo particular. Neste ponto, Aristóteles introduz uma distinção entre dois tipos de acto.
A alma está relacionada a essência do indivíduo, enquanto o corpo a matéria. A filosofia estuda essa dualidade a partir de diferentes escolas de pensamento.
É através da alma que o homem conhece, segundo Platão. O corpo e as sensações explicam “como” são as coisas. A alma e a inteligência explicam “o que” são as coisas. É por isso que a alma é esse trânsito entre os dois mundos, inteligível e sensível, ainda que suas características sejam dadas pelo mundo inteligível.
Alma é um termo equivalente ao hebraico néfesh, ao Sanscrito Ātman e ao grego psykhé e significa "ser", "vida" ou "criatura". Etimologicamente, deriva do termo em Latim animu (ou anima), que significa "o que anima". Sendo a vida de cada organismo, não sendo eterna, e nem separada do corpo, exatamente pelo contrário.
Contudo, apesar de até mesmo na bíblia as duas palavrinhas serem embaralhadas em algumas passagens, de modo geral, a alma é aquela que reside em nossos corpos enquanto estamos vivos, e o espírito é eterno — dependendo das nossas crenças!
Mas o conceito geral de espírito e alma, inclusive dos dicionários de outras línguas, espírito e alma são a mesma coisa. E o espiritismo, a religião que mais estuda espíritos, ensina o que recebeu e recebe dos próprios espíritos: a alma é o espírito encarnado, e o espírito é a alma desencarnada, ou seja, a mesma coisa.
É claríssimo que João se refere a espíritos. ... Realmente, não só um autor bíblico, mas qualquer outro, quando usa a palavra espírito, está referindo-se a um espírito desencarnado. Para que se entenda que se trate de pessoa, é necessário que isso esteja claro.
1 Porção imaterial ou imortal do ser humano; alma. 2 Princípio animador e vital que dá vida aos organismos físicos e transcende a matéria; sopro vital. 3 Rel O ente supremo; Deus: Deus é o espírito que criou todos os seres.
É o que ensina são Paulo (1 Coríntios 6: 19): “Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário de um espírito santo (a alma), que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?”. Observe-se que o espírito santo nos foi dado por Deus, não sendo ele, pois, o próprio Deus!