Artigo sobre Gnosiologia (ou gnoseologia), a parte da Filosofia que estuda o conhecimento humano. ... É formada a partir do termo grego “gnosis” que significa “conhecimento” e “logos” que significa “doutrina, teoria”.
O mais apropriado seria usar epistemologia para designar o estudo das ciências e gnosiologia para a capacidade humana de conhecer. O importante é ter claro que como ciência, a psicologia recorre a epistemologias para o estudo do ato cognitivo de conhecer (gnosiologia).
A teoria do conhecimento ou problema gnosiológico visa saber a relação entre o sujeito que conhece e o objeto do conhecimento. Trata-se de um dos problemas de suma importância da Filosofia, senão o mais estratégico para compreender a diversidade de opiniões e posicionamentos no Direito Público.
A Teoria do Conhecimento, também chamada de Gnosiologia, é o campo da Filosofia que se dedica ao estudo do conhecimento.
Epistemologia é o nome dado ao estudo do conhecimento e suas formas. Tenta descobrir como o conhecimento é adquirido pelas pessoas a partir dos princípios da crença, verdade e justificativa. Atualmente é compreendida como a Teoria do Conhecimento, mas nem sempre foi assim.
A epistemologia estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, e também é conhecida como teoria do conhecimento e relaciona-se com a metafísica, a lógica e a filosofia da ciência.
O cerne da epistemologia trata de quatro áreas fundamentais: Análise filosófica da natureza do conhecimento e como o conhecimento se relaciona com a verdade, crença e justificação. Problemas relativos ao Ceticismo, ou questões derivadas deste. Critérios para se afirmar que algo é conhecido e justificado.
A psicanálise é uma das formas de epistemologia convergente. Já a epistemologia convergente aborda os conhecimentos que envolvem a Psicogenética, Psicanálise e a Psicologia Social. Esse tipo de meio epistemológico foi desenvolvido pelo psicopedagogo Jorge Visca.
O conhecimento em Educação é examinado segundo o processo que toda ciência efetivamente realiza, na definição de seu objeto. ... Este objeto por sua vez é definido pelo paradigma que o sujeito científico assumir.
A EPISTEMOLOGIA LÓGICA, que estuda a linguagem científica e a pesquisa das regras lógicas do empirismo; A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, que estuda a atividade científica partindo de uma psicologia da inteligência, que finda em um estruturalismo genético; A EPISTEMOLOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, que estuda a produção das teorias e ...
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA A Disciplina Epistemologia da Pedagogia partirá do princípio que Epistemologia significa ciência e conhecimento, e é o estudo científico que trata dos problemas relacionados com a crença e o conhecimento, sua natureza e limitações.
Em sentido estrito possui grande importância e refere-se ao ramo da filosofia que se ocupa do conhecimento científico; é o estudo crítico dos princípios, das hipóteses e dos resultados das diversas ciências, com a finalidade de determinar seus fundamentos lógicos, seu valor e sua importância objetiva.
Essa epistemologia acredita que o ser humano nasce com o conhecimento já programado na sua herança genética (daí a palavra inatismo). ... A partir destes pressupostos epistemológicos podemos falar de modelos pedagógicos a partir da ênfase dada no papel do professor, do aluno ou da relação entre ambos.
Epistemologia tem como significado ciência, conhecimento. Epistemologia é a teoria do conhecimento, a ciência que investiga a crença e o conhecimento, procurando a natureza do saber científico e suas limitações. ... O tema central desta teoria do conhecimento é a realidade das coisas.
O pressuposto é o considerado anterior, mas que faz parte do projeto e da ação. Não está presente, mas determina o agir, o fazer e o conhecer. Nesse sentido, os pressupostos epistemológicos são os conceitos e enunciados básicos que, mesmo não sendo explícitos, fazem parte dos processos de ensino e aprendizagem.
Assim sendo, a Epistemologia, é um ramo da filosofia é necessário para a psicologia, na medida em que a última se serve da primeira para afirmar sua identidade enquanto conjunto de saberes científicos.
A Matriz Epistemológica Geral composta pelas seis Dimensões. As diferentes dimensões constituem espaços epistêmicos distintos e indicam diferentes formas de abordagem da ciência do conhecimento, bem como diferentes perspectivas acerca do processo de produção do conhecimento científico.
Epistemologia é o ramo do saber filosófico que se ocupa da validação, estruturação e sustentação do conhecimento de uma maneira lógico racional. No sentido amplo da palavra, é uma ciência, na medida em que se ocupa de uma determinada parte da realidade para explicá-la, usando de uma série de métodos para isso.
A Psicologia deve ser compreendida como uma ciência de epistemologia plural, que deve oferecer um currículo integrador, que forma um profissional generalista por meio da flexibilização de seu currículo, da articulação de seus diversos atores em prol da legitimação de metodologias e discursos interdisciplinares, atentos ...
A Psicologia é uma ciência que se preocupa em estudar os comportamentos e os pensamentos humanos. É uma área de conhecimento complexa que apresenta diferentes abordagens.
A psicologia parte do princípio de que o comportamento se origina de uma série de factores distintos: variáveis orgânicas (disposição genética, metabolismo, etc.), disposicionais (temperamento, inteligência, motivação, etc.)
A criação de uma nova ciência é um processo complexo, que apresenta dificuldades em sua elaboração, como a necessidade de mostrar a existência de um objetivo próprio e métodos adequados ao estudo desse objeto, provando afinal, ser capaz de firmar-se independente das outras áreas do saber.
Olá, A experiência subjetiva privatizada no período da modernidade entrou em crise porque a própria modernidade possuiu suas diversas crises sociais, o que resultou na decadência das tradições culturais, que naquela época, eram tradicionais; e isso colocou as pessoas diante de dilemas.
Porém, tudo isso mudou no ano de 1879, quando Wilhelm Wundt fundou seu Laboratório de Psicologia Experimental na Universidade de Leipzig. A partir dos trabalhos e estudos realizados por Wundt e seus colaboradores nesse laboratório, a Psicologia passou a ser considerada uma ciência de fato.
Psicologia começou como resultado da curiosidade dos cosmólogos para entender sobre as experiências místicas e atividades de pessoas e eventos. Estes incluem as suas experiências na vida, sonhos, vida materialista, os impulsos que têm e peculiaridades no comportamento das pessoas em diferentes situações.
Resposta. Deveria definir seu objeto de estudo (o comportamento, a vida psíquica, a consciência); delimitar seu campo específico de estudo; formular métodos de estudo para o objeto definido; formular teoria enquanto um corpo consistente de conhecimentos na área.
Características da ciência: