contração concêntrica - é o tipo de contração muscular no qual os músculos encurtam durante a geração de força; contração excêntrica - ocorre quando o músculo alonga enquanto está sob tensão devido a uma força externa maior que a força gerada pelo músculo.
A contração muscular refere-se ao deslizamento da actina sobre a miosina nas células musculares, permitindo os movimentos do corpo. As fibras musculares contém os filamentos de proteínas contráteis de actina e miosina, dispostas lado a lado. Esses filamentos se repetem ao longo da fibra muscular, formando o sarcômero.
A cabeça da miosina empurra os filamentos de actina, gerando a contração muscular. Em condições de relaxamento, ou seja, enquanto o músculo está descontraído, este ponto de conexão entre os filamentos está ocupado por uma terceira proteína denominada tropomiosina, que envolve filamentos de actina.
Hipertrofia miofibrilar é o processo que o músculo faz quando os miofilamentos através de feixes que fazem a sua contração aumentando o esforço do músculo. Estão localizadas em toda fibra muscular do esqueleto humano.
O que é hipertrofia muscular? A hipertrofia muscular é o aumento do tamanho e volume dos músculos em resultado à sobrecarga imposta. Ou seja, trata-se de uma resposta fisiológica resultante de uma adaptação celular frente a uma maior exigência de trabalho. Além disso, o processo da hipertrofia muscular é reversível.
MHT-4-6: a revolução no treino de hipertrofia miofibrilar
Como ganhar massa muscular com a hipertrofia?
A hipertrofia aguda é aquele aumento que percebemos no músculo logo após treinarmos, mas que passa em alguns minutos. Já a hipertrofia crônica é observado após vários treinos, com maior destaque após dois meses de treino regular para este objetivo.
A sobrecarga metabólica traz as células musculares um maior estresse bioquímico, pelo maior tempo de execução de uma série, mas em compensação com um menor número de carga do que a sobrecarga tensional.
Já a hipertrofia muscular crônica ocorre com o treinamento de longa duração. É o aumento real do músculo causado pelo aumento da quantidade de fibras e pelo aumento do diâmetro das mesmas. No fim das contas, é o resultado do seu esforço em ir todos os dias para academia.
Os treinos metabólicos são definidos como atividades físicas que permitem ao organismo continuar efetuando reações químicas benéficas ao praticante mesmo após a conclusão do exercício.