Significado de Medicina substantivo feminino Ciência que tem como objeto a conservação e o restabelecimento da saúde: estudante de medicina; doutor em medicina. Profissão do médico: o exercício ilegal da medicina é punido pela lei. Sistema médico: medicina homeopática; medicina veterinária.
Os cuidados com a saúde na antiguidade eram precários.Na baixa idade média,eles tomavam banho apenas uma vez por ano,a família inteira se banhava na mesma bacia,em ordem:do mais velho para o mais novo. Não havia sistema de saneamento básico.
A saúde era precária, mas as pessoas medievais não gostavam de sujeira. Ninguém precisa dizer que a higiene na Idade Média era abismal comparada com hoje. As ruas das cidades eram tomadas por lixo, esterco de cavalo, urina. Fezes humanas serviam de esterco, e esse esterco levava à reprodução de parasitas.
O processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores.
Os médicos renascentistas eram humanistas e letrados, pertencentes às classes privilegiadas e egressos de reconhecidas universidades. Bebiam na fonte de ensinamentos de Hipócrates, Galeno e Avicena, praticantes de dissecações e estudos anatômicos e fisiológicos.
Durante os séculos XVII e XVIII, a anatomia atingiu uma aceitação inigualável. Duas das contribuições mais importantes foram a explicação da circulação sanguínea e o desenvolvimento do microscópio.
A tendência atual é recorrer sempre a medicina preventiva, não só quanto aos recursos terapêuticos, médicos ou cirúrgicos, mas também aos recursos econômicos, sociais e culturais. A descoberta precoce de uma doença é cada vez mais valorizada na medicina moderna, não por razões puramente médicas como também econômicas.
O uso das tecnologias modernas na saúde não se restringe somente aos equipamentos de ponta. O desenvolvimento da Tecnologia da Informação mudou o foco das pessoas para a medicina preventiva — ou seja, para a antecipação da doença — ou, até mesmo, para o diagnóstico mais precoce, permitindo agilidade no tratamento.
Robótica. Mais recentemente, a robótica vem ajudando médicos a realizarem cirurgias cada vez menos invasivas e mais precisas. Com o auxílio de câmeras para uma melhor visualização, os profissionais podem controlar braços de robôs e efetuar o procedimento no paciente.
A tecnologia na área da saúde não para de avançar e tem como resultado mais agilidade nos processos, otimização da rotina do médico e outros profissionais de saúde e eficiência na gestão de hospitais e clínicas.