Termo baseado na “pedagogia do oprimido” do educador Paulo Freire, que propõe uma educação crítica a serviço das transformações sociais, econômicas e políticas para a superação das desigualdades existentes no interior da sociedade.
A pedagogia progressista libertária é uma pedagogia de liberdade no sistema escolar, o indivíduo é visto como produto social. ... Essa pedagogia valoriza a autogestão, acredita na liberdade total, com isso dá mais importância no processo aprendizagem e nos conteúdos de ensino para com o aluno.
O libertarismo (do latim: libertas, que significa "liberdade"), algumas vezes traduzido do inglês como libertarianismo, é uma filosofia política e movimento que defende a liberdade como um princípio central.
O método de Paulo Freire, referência da Pedagogia Libertadora, tem por princípio a certeza de que a educação é um ato político, de construção do conhecimento e de criação de outra sociedade - mais ética, mais justa, mais humana, mais solidária. ... Paulo Freire é sem dúvida alguma: “Um educador humanista e militante.
“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor”. ... Ao almejar ocupar o lugar do opressor, inconscientemente o indivíduo deseja a manutenção da estrutura social ampla na qual ele hoje se sente oprimido, na esperança que um dia seja ele a oprimir.
substantivo masculino Indivíduo que foi humilhado ou obrigado a se sujeitar. adjetivo Diz-se da pessoa que foi dominada de maneira violenta ou com brutalidade; tiranizado.
" É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática." "Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo".
“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.” Freire (2003, p. 61).
A palavra opressão vem do latim "oppressio", que significa esmagamento e aperto. E formado por "ob", que significa contra, e "premere", que significa "apertar, comprimir e empurrar contra". Quem é oprimido tem a sensação desagradável de ser apertado contra algo, sem a possibilidade de escapar.
Chamemos de opressão o desrespeito a uma pessoa, a vontade de diminuí-la, seja por disputa de poder ou simplesmente pela falta de outros modelos de comportamento.
11 citações para lembrar quando você se sentir oprimido
Entende-se por psicossomático a situação mental que atinge o corpo. ... Este mecanismo psicossomático é aplicado ao conceito da opressão. Vamos pensar em uma desilusão amorosa que provoca um estado de tristeza, melancolia e que finalmente termina em uma sensação física de opressão.
Saber administrar essa situação é algo muitas vezes difícil, e que exige experiência e treinamento. Para isso, a ajuda de um psicólogo, em sessão de terapia, pode ser bem eficiente. Além de ser um momento de desabafos e descarga das emoções, a terapia pode oferecer o conhecimento necessário para lidar com essa pressão.
O desequilíbrio emocional não é responsável apenas por causar sintomas mentais e sentimentais, ele pode causar diversos problemas físicos, tais como: fortes dores musculares, dores de cabeça, gastrite, estresse e até mesmo depressão.