Complexo Industrial Portuário de Suape
Uma ZIP é um espaço que associa atividades portuárias e industriais em um sistema econômico e espacial complexo, podendo estar localizada no litoral ou às margens de um rio.
São os portos tipo ZIP (Zona Industrial-portuária) ou MIDAs (Maritime Industrial Development Areas, ou em português, Áreas de Desenvolvimento Industrial Marítimo-portuário). Assim, é interessante relatar alguns casos para se ter uma ideia da demanda de áreas nestes tipo de empreendimentos.
O Complexo do Pecém, que antes se denominava Companhia de Integração Portuária do Ceará - Cearáportos, é uma empresa de economia mista criada por meio de Decreto da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará e sancionada pela Lei n.º 12.
O Complexo Portuário de Santos é o conjunto de terminais voltados à armazenagem e movimentação de cargas e passageiros instalados ao longo do estuário de Santos, limite natural entre os municípios de Santos, Guarujá e Cubatão – constituindo o maior porto da América Latina.
Complexo Portuário do Maranhão é um grande trunfo para melhorar a conectividade do Brasil com o mundo. ... O Porto do Itaqui e os terminais privados da Vale e da Alumar também são privilegiados por contar com acesso a três malhas ferroviárias, fato raro nos demais portos em território brasileiro.
O Porto de Santos é um porto estuarino, localizado nos municípios de Santos, Guarujá e Cubatão, no estado de São Paulo....Coordenadas: 02"S 38"O.
Um porto é uma área, abrigada das ondas e correntes, localizada à beira de um oceano, mar, lago ou rio, destinada à atracação de barcos e navios, com o pessoal e serviços necessários ao carregamento e descarregamento de carga e ao estoque temporário deles, como instalações para o movimento de pessoas e carga ao redor ...
Um terminal portuário basicamente funciona como um local de transferência de cargas, interligando os modais terrestres (caminhões e trens) e aquaviários (navios). ... No caso do Brasil, existem atualmente 235 instalações portuárias, variando entre portos marítimos ou fluviais, públicos ou privados.
A logística de portos é a área da administração que gerencia as atividades de movimentação das cargas pelo mar. Ou seja, ela inclui o transporte, carregamento e descarregamento de embarcações, um processo bastante burocrático, que exige que as informações sejam detalhadas e entregues em período hábil.
De forma geral, a estrutura logística portuária subdivide-se em três: Complexo Fixo, Administração e Operação. Ele compreende todas as estruturas para funcionamento da logística portuária. Inclui instalações como terminais portuários, cais, armazéns e todo o maquinário envolvido.
Lista com Principais Portos Brasileiros
As zonas portuárias apresentam muitas características importantes, dentre elas: Transportar bens importantes à sociedade, como alimentos (principalmente cereais). Rompe barreiras (mares, lagos, rios, etc) e assim permite o escoamento da produção e serviços, garantindo a manutenção da economia.
Hoje, o porto representa cerca de 95% da corrente de comércio exterior que passa pelo País e movimenta, em média, 293 bilhões anualmente, o que representa 14,2% do PIB brasileiro. Hoje, 100% das cargas do agronegócio são escoadas pelos portos.
No caso da Asia, os portos são muito importantes porque eles têm a segunda economia mais grande do mundo, e todas os produtos que eles oferecem para o mundo são enviados por esse meio de transporte.
Muito praticadas no Brasil, essas atividades contribuem para que o país consiga mais espaço na balança comercial e estimulam a comunicação internacional entre mercados. Nesse contexto, os portos desempenham papel de forte destaque, pois são os navios que realizam a maior parte das transações.
O setor portuário gera mais de 120 mil empregos diretos e indiretos e investiu mais de R$ 10 bilhões em melhorias no último ano. Os números ilustram um pouco da importância do setor portuário para a economia do Brasil.
O transporte marítimo é o modal mais utilizado no comércio internacional, que apesar de ter um prazo de entrega muito superior ao aéreo, o custo do frete é bem menor. No entanto, os portos são de grande importância para o recebimento e embarque de mercadorias em todo o mundo.
Dentre eles está o porto de Santos: o maior complexo portuário da América Latina, responsável pela movimentação de quase um terço das trocas comerciais brasileiras. ... Além disso, a área portuária de Santos compreende mais de 50% do PIB do Brasil e 49% da produção nacional, concentrando 26,5% do comércio internacional.
Cidades portuárias: são cidades que exercem uma importante função na economia do país ao qual pertencem, pois são a partir delas que a maior parte das exportações e importações acontecem, graças à estrutura de seu porto, utilizado para carga e descarga de mercadorias.
Cidades Portuárias são aquelas que têm suas atividades vinculadas à exportação e importação e que abriga portos em plena área urbana, nesse seguimento temos as cidades de Santos (Brasil), Hamburgo (Alemanha) e Marselha (França).
As grandes cidades respondem por três quartos da oferta mundial de bens, serviços e empregos. Motores da prosperidade global, lugares como Londres, Tóquio, Chicago e Pequim cada vez mais influenciam o comportamento social em todo o mundo graças às ideias e à cultura que produzem”.
São convencionadas como funções sociais urbanísticas: habitação, trabalho, lazer e mobilidade; funções de cidadania: educação saúde, segurança e proteção; e as funções de gestão: prestação de serviços, planejamento, preservação do patrimônio cultural e natural, e sustentabilidade urbana.
Função urbana é o papel econômico desempenhado por uma cidade dentro de uma lógica de divisão do trabalho. Ex.: Múltiplas, Industrial, Portuária, Turística, Religiosas, Política-administrativa, etc..