chmod 777 dá acesso a escrita e execução de um arquivo. ... chmod 777 significa que seu arquivo poderá ser lido, escrito e executado por qualquer usuário. Isso significa que qualquer usuário que seja comprometido vai poder fazer o que quiser com o arquivo / pasta.
Propósitos do comando chmod Também conhecido como change mode, o comando chmod permite ao administrador de sistemas configurar ou alterar permissões sobre um arquivo (ou diretório) a partir do terminal. Quando se gerencia uma rede de computadores, lidar com as permissões dos usuários é essencial.
Em sistemas operacionais do tipo Unix, o chmod (abreviação de change mode, em português: alterar modo) é o comando e a chamada de sistema que pode alterar permissões de acesso de objetos do sistema (arquivos e diretórios) e sinalizações (flags) de modo especial.
O comando rm do sistema operacional Unix é usado para apagar arquivos. É uma forma curta de se referir a remove (remover), é semelhante ao del no MS-DOS. Requer muito cuidado com o comando rm* pois apaga tudo sem confirmação por padrão.
O comando rm deleta arquivos e diretórios. O comando rm faz a mesma coisa quando você selecionar um arquivo e aperta a tecla del, para usar esse comando basta fazer assim, rm e o nome do arquivo ou diretório. Agora para remover diretório rm -r (com parâmetro) mais o nome do diretório.
O comando "mv" tem a função de mover arquivos. A utilização dele é praticamente igual a do comando cp. Exemplo: $ mv MV.
O comando 'cp' é usado para copiar diretórios ou arquivos. Confira algumas opções mais usadas: -d: Mantém os links ao copiar. -p: Copia todas as informações dos atributos dos arquivos e diretórios, bem como dono, permissão, grupo, etc.
Listando Diretórios
DIR
ls: listagem de arquivos Para listar os arquivos existentes em algum diretório, basta usar o comando ls. ... Também é possível usar o ls para conferir o tamanho e a data de criação de cada arquivo ou pasta.
Algumas opções do comando
ou o sinalizador -h e -l para que ele seja exibido no formato de lista longa e no formato legível por humanos.