O saldo energético da segunda fase da glicólise são duas moléculas de NADH e quatro moléculas de ATP. Assim, o saldo final da glicólise, será de duas moléculas de piruvato, duas moléculas de NADH e duas moléculas de ATP, produzidas a partir de uma molécula de glicose.
- Glicólise São utilizadas 2 moléculas de ATP para ativar o catabolismo da molécula de glicose, porém são formadas 2 moléculas de NADH, 4 ATP e 2 moléculas de piruvato.
Que hexose dá origem as trioses? A glicose e a frutosec1,6 Bifostafato são moléculas hexoses que, após oxidadas dão origem a trioses: gliceraldeido 3-fosfato (aldose) e dihidroxi acetona.
No final da respiração celular, há um saldo positivo total de 30 ou 32 moléculas de ATP: 2 ATP da glicólise, 2 ATP do ciclo de Krebs e 26 ou 28 da fosforilação oxidativa. Importante: Nos seres procariontes, todo o processo de respiração celular ocorre no citoplasma e na membrana celular.
Conforme já comentado acima, a respiração anaeróbica corresponde apenas à etapa da glicólise, portanto seu saldo energético é de apenas 2 ATP (por molécula de glicose). Obs.: Além da glicose, outras substâncias (gorduras, proteínas) podem servir de combustível energético para as células.
A respiração celular é o processo de obtenção de energia mais utilizado pelos seres vivos. Na respiração, ocorre a liberação de dióxido de carbono, energia e água e o consumo de oxigênio e glicose, ou outra substância orgânica, tal como lipídios. A organela responsável por essa respiração é a mitocôndria.
Resposta. São basicamente três; Amônia, ácido úrico e uréia. Entretanto depende do ser vivo a ser analisado.