12 brincadeiras para ensinar matemática para crianças de forma divertida
20 ideias para estudar nas férias brincando
Brincar deveria ser uma das principais atividades de toda criança, pois ajuda no desenvolvimento emocional, físico, mental e social, além de estimular a criatividade dos pequenos. Segundo artigo do site Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), é possível aprender brincando, sim!
O lúdico na aprendizagem é capaz de desenvolver habilidades importantes, como atenção, imitação, memória e até imaginação. O cérebro humano se desenvolve por estímulos recebidos nos primeiros sete anos de vida. ... Através de brincadeiras, a criança tem apoio para superar dificuldades de aprendizado.
O lúdico é um recurso metodológico de suma importância para auxiliar a aprendizagem das crianças da educação infantil. Os jogos ensinam os conteúdos através de regras, pois possibilita a exploração do ambiente a sua volta, os jogos proporcionam aprendizagem maneira prazerosa e significativa assim agrega conhecimentos.
As atividades lúdicas preparam a criança para o desempenho de papéis social para a compreensão do funcionamento do mundo, para demonstrar e vivenciar emoções. ... É através da brincadeira que a criança consegue adquirir conhecimento, superar limitações e desenvolver-se como indivíduo.
O professor de Educação infantil deve reconhecer o ato de brincar como um recurso pedagógico em sala de aula. ... Brincando a criança aprende. A brincadeira facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.
O professor, ao assumir uma postura de mediador da ludicidade, precisa desenvolver uma certa sensibilidade para lidar com as diferentes situações que encontrará. ... III – A atitude do professor relacionada à prática lúdica deve estar pautada nas vontades da criança, desprezando qualquer tipo de planejamento.
Ludicidade vem do termo lúdico, que está relacionado a jogo ou a brinquedo. Dessa forma, atividades lúdicas normalmente passam por estratégias que utilizam esses instrumentos, sejam brincadeiras em roda, com dança, no parquinho, jogos de tabuleiro, jogos de palavras, gincanas, entre outros.
Ludicidade como metodologia significa respeitar a interpretação da criança sobre o mundo e o lugar que ela ocupa nele. Através do lúdico, a criatividade, curiosidade e o desejo por saber acontecem de maneira natural, ampla e fluida, fazendo com que a educação aconteça de forma emancipadora, afetiva e plural.