Os equipamentos que possuem a especificação Ex são os de segmentos elétricos, como motores, tomadas, luminárias, entre outros. Há também equipamentos Ex de automação, telecomunicações e instrumentação.
Zona 0: Local onde a formação de uma mistura explosiva é contínua ou existe por longos períodos. Zona 1: Local onde a formação de uma mistura explosiva é provável de acontecer em condições normais de operação do equipamento de processo.
Mas o que é uma atmosfera explosiva? São ambientes onde ocorrem a manipulação de substancias inflamáveis em forma de gás, vapor ou poeira, que misturados com o ar apresentam risco de explosão. Estão presentes em áreas industriais, principalmente nos setores de petróleo, gás e mineração.
Como é feito o gerenciamento dos riscos existentes em áreas classificadas? R: As atividades consideradas de risco são aquelas que podem causar algum dano ao trabalhador. Então, antes de iniciá-las, a equipe de segurança do estabelecimento deve realizar uma análise de todo tipo de risco que existe no local.
Segundo o Glossário da NR 10 são todos os demais grupos ou fatores de risco, além dos elétricos, específicos de cada ambiente ou processos de Trabalho que, direta ou indiretamente, possam afetar a segurança e a saúde no trabalho.
ZONA 1
Para diminuir o risco de explosões, deve-se:
Se uma atmosfera sujeita à explosão não puder ser evitada em uma área de trabalho, uma proteção secundária contra explosões é mobilizada. Medidas de proteção secundárias incluem a prevenção de qualquer fonte de ignição na área Ex.
Veja dicas para evitar explosão de gás
As fontes de ignição mais comuns nos incêndios, são: chamas, superfícies aquecidas, fagulhas, centelhas e arcos elétricos (além dos raios, que são uma fonte natural de ignição). Combustível + Comburente = Luz + Calor + Fumaça, Cinzas, Gases, etc.
Os critérios acima são comumente chamados de regra dos 75 e regra dos dois terços. As fórmulas informam que a temperatura máxima de superfície do equipamento elétrico tem que estar distante de 75oC da temperatura de ignição de camada de 5mm e 33,3% afastada da temperatura de ignição de nuvem.
T5. Temperatura de superfície até 100°C. T6. Temperatura de superfície até 85°C.
Esta Norma fixa as condições exigíveis para a seleção e aplicação de equipamentos, projeto e montagem de instalações elétricas em atmosferas explosivas por gás ou vapores inflamáveis.
Tarefas que são certificadas como "intrinsecamente seguras" são desenvolvidas para ser incapazes de liberar energia suficiente, através de meios térmicos ou elétricos, para causar ignição em materiais infl amáveis (gases ou partículas de poeira).
As barreiras de segurança intrínseca são dispositivos que limitam a potência (energia) que pode ser fornecida de uma área segura para uma área potencialmente explosiva.
Que é inerente ou essencial a alguém ou algo. 3. Que é real e não depende de uma convenção (falando do valor de uma coisa sem atender à sua estimação ou circunstâncias).