d) reversibilidade dos raios luminosos. O princípio óptico envolvido na formação de imagens em espelhos é a reflexão da luz.
Quando a luz que se propaga no ar atinge a superfície da água, parte dela (parte da energia luminosa) é refletida e parte é refratada. O fenômeno da refração é sempre acompanhado do fenômeno da reflexão!
O reflexo ocorre quando a luz atinge uma superfície; quando não consegue atravessar essa superfície, a luz ricocheteia, ou seja, é refletida. ... Ao ficarmos diante de um espelho, nosso corpo reflete padrões de luz que chegam até ele. Esses padrões de luz batem no espelho e voltam para os nossos olhos.
Resposta. A imagem vem do brilho de uma fina camada de prata que é aplicada do dorso do vidro. ... Assim a prata reflete grande parte dos raios de luz que entram em contato com o objeto em questão, o espelho.
Os raios de luz que incidem na extremidade A e B do espelho plano chegam até o ponto O (observador) por meio do fenômeno da reflexão. ... Sendo assim, conclui-se que qualquer que seja o objeto colocado na região pintada, ou seja, no campo visual do espelho, ele será visto pelo observador pelo fenômeno de reflexão.
A translação de um espelho plano ocorre quando um espelho se desloca de uma distância d fazendo com que a imagem translada, no mesmo sentido que o espelho, uma distância 2d. ... Sendo assim, podemos dizer que os espelhos planos são objetos que nos permitem ver imagens por eles formadas.