A influência negra na cultura musical brasileira também está presente no afoxé, maracatu, congada, cavalhada, jongo, lundu e moçambique.
Expressão cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira e foi originada no século XVII, desenvolvendo-se como uma estratégia dos povos africanos escravizados para cultivarem a sociabilidade e lidarem com a violência do período escravista.
A Cultura Africana Os africanos trazidos ao Brasil incluíram bantos, nagôs e jejes, cujas crenças religiosas deram origem às religiões afro-brasileiras, e os hauçás e malês, de religião islâmica e alfabetizados em árabe. Assim como a indígena, a cultura africana foi geralmente suprimida pelos colonizadores.
Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil Colônia até a atualidade.
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.
Esta data foi estabelecida pelo projeto lei de número 10.
Vale dizer que 23/04 – Dia de São Jorge – é feriado no estado do Rio de Janeiro. A data cai na sexta-feira seguinte ao feriado de 21 de abril – Tiradentes (21/04), o que pode render uma folga enorme para quem pode emendar quarta, quinta, sexta, sábado e domingo nos feriados de abril!১০ জানু, ২০২১
Feriados nacionais para o ano de 2020
Feriados no Rio de Janeiro em 2020
Em São Paulo, por exemplo, foram antecipados os feriados de Corpus Christi (11 de junho de 2020) e Consciência Negra (20 de novembro de 2020) ainda em maio, na tentativa de reduzir a circulação de pessoas na cidade (Uol).
Os cinco feriados antecipados são o de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra de 2021 e os feriados do aniversário de São Paulo, de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra de 2022. O dia 2 de abril já é o feriado de Sexta-Feira Santa (Páscoa). Com os fins de semana, o megaferiado vai até o dia 4 de abril.
Em 2021, o feriado está mantido, mas não haverá blocos ou desfiles. O adiamento da folia foi orquestrado com a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba) e representantes dos blocos de carnaval tradicionais da cidade, originalmente para os dias 11 e 12 de julho.