s cimentos de ionômero de vidro têm propriedades únicas, como biocompatibilidade, ação anticariogênica (devido à libertação flúor) e aderência à estrutura dental. Além disso, o coeficiente de expansão térmica do ionômero vidro é baixo e próximo aos valores da estrutura dentária.
O CIV é o material de escolha em muitos procedimentos odontopediátricos devido às suas propriedades satisfatórias, entre elas, a adesão aos tecidos mineralizados, biocom- patibilidade, coeficiente de expansão térmica semelhante ao dente e liberação de flúor.
São amplamente utilizados para: proteção pulpar, pulpotomias, cimentação protética, forramento cavitário, apicificação e em casos de reabsorção radicular.
Resumo: Os cimentos de ionômero de vidro (CIV) são um dos materiais mais estudados e utilizados na Odontologia moderna. ... Palavras-chaves: Cimentos de ionômero de vidro; flúor; prevenção. Abstract: Glass-ionomer cements (GIC) represent one of the most studied and used materials in modern dentistry.
O CIV, por suas características, apresenta maior efeito protetor na formação de lesões de cárie secundária, quando comparados com as resinas compostas (PARADELLA et al, 2008).
Modo de usar Preencha a cavidade com o material restaurador. 2- Como verniz protetor das restaurações a silicato, recomenda-se aplicá-lo imediatamente após a retirada dos excessos de material para evitar a hidratação durante a fase de geleificação.
O cimento de Ionômero de Vidro Convencional apresenta uma contextura no pó, o qual está formado por pequenas partículas de alumínio - silicato de cálcio, preparado pela fusão de misturas de sílica, alumínio criolite, fluoretos, fluoretos de alumínio e fosfato de alumínio a uma temperatura de 1050 ºC e 1350 ºC, com ...
O Cimento de ionômero de vidro foi inventado no início da década de 70 do século passado, a partir do desenvolvimento do cimento de silicato. Desde então, passou a exercer um papel significante na odontologia restauradora.
Indicações dos CIV Selamento de cicatrículas e fissuras. Pequenas cavidades Classe I. Proteção pulpar, forramento e base. Núcleos de preenchimento.
Os principais materiais de restauração utilizados costumam ser resina, amálgama, ouro e porcelana....Amálgama
O Sistema Centrix é idealizado para injetar qualquer tipo de material dentário semi-fluido, seja gel, resinas, cimentos, pastas, etc.
seringa, coloca-se uma bolinha de algodão atrás do êmbolo, antes da ponta ser introduzida na seringa Centrix propriamente dita. Manter os frascos de pó e de líquido fechados para não sofrer contaminação, além de evitar o ganho ou a perda de água. Estes frascos devem ser devidamente limpos a cada uso.
Forramento – profunda + muito profunda Protegem a polpa das agressões externas e faz uma barreira de proteção; Baixas propriedades mecânicas; Características bactericidas / bacteriostáticas; Cavi-profundas.
A maioria dos materiais restauradores deve suportar forças durante a fabricação ou mastigação. A quantidade de força, tensão, deformação, resistência, rigidez, tenacidade, fricção e desgaste podem ajudar a identificar as propriedades de um material.
Material restauração direta Resina composta; Cimentos – oxido de zinco e eugenol; ionômero de vidro.
O cirurgião-dentista comenta também sobre as desvantagens desse material. Johnathan explica: “Esse material é anti-estético; tem presença de mercúrio na composição (potencialmente tóxico ao profissional e ao paciente); e liga sujeita a corrosão, implicando em pigmentação indesejável da estrutura dentária”.
A resina não é indicada para áreas muito extensas. Por isso, funciona melhor nos dentes da frente, já que não atrapalha no fator estético e a extensão é menor. Já a amálgama é mais recomendada para os dentes posteriores, que são maiores e normalmente a cárie se propaga em uma área maior.
3-São desvantagens do amálgama dentário, EXCETO: Escolha uma: a. Incompatível com esmalte sem suporte dentinário.
Desvantagens. As limitações do amalgama são químicas, físicas e estéticas. As limitações químicas estão na presença de metais pesados e tóxicos (o mercúrio, a prata, o estanho, o zinco etc) que podem contaminar os seres humanos e a natureza.
As principais vantagens das restaurações de amálgama dental são sua comprovada eficácia, resistência, integridade marginal e durabilidade para restaurações oclusais e ocluso-proximais.
Desvantagens: Ausência de estética; Baixa resistência nas bordas; Coeficiente de expansão térmica linear.
Cuidados durante o procedimento