As especificações de condutas que se caracterizam como crimes de trânsito estão descritas no Capítulo XIX, Seção II do CTB. Segundo o CTB, os crimes de trânsito podem ser punidos com multa, suspensão do direito de dirigir, proibição de obter o direito de dirigir e até de detenção em regime aberto ou semiaberto.
Muito se fala na criminalidade do Brasil, mas dificilmente suas verdadeiras causas são apontadas. A maioria culpa a desigualdade social, a falta de oportunidade, o desemprego, a falta de educação, a pobreza, o capitalismo e até mesmo a própria sociedade.
A violência urbana é caracterizada pela desobediência à lei, vandalismo aos bens públicos e atentado à vida no âmbito das cidades. Esse tipo de violência origina-se na infraestrutura precária, exclusão socioeconômica, desemprego ou oferta de emprego de baixa qualidade.
Resposta. Pois a violência geralmente vem de como o determinado indivíduo foi criado . A educação e a moralidade ( ou imoralidade em alguns casos) vem primeiramente de casa , e no Brasil as família não estão sendo mais tão responsáveis com suas crianças quanto era antes .
Como a violência afeta a mente e a vida de todos nós, um dos efeitos mais cruéis da violência é o medo que se espalha entre as pessoas, sendo a insegurança uma das principais causas de transtorno mental. Dessa forma, analisaremos os sentimentos de medo e insegurança diante dos fatos violentos, medo e segregação social.
Poderíamos dizer também que uma das causas da violência seria o desemprego, a fome, viver em favelas, o crime organizado, a omissão do poder público, a pobreza, a desigualdade social, etc. Enfim, são várias as causas que contribuem para esse cenário.
1) Violência Direta Por conta disso, ela se manifesta através do comportamento humano e sempre há um ator a ser responsabilizado pela ação. Assim, os atos podem ir desde um tapa ou um soco, que são atos individuais de violência direta, até a guerra, que é a expressão máxima da violência direta de maneira coletiva.