Conheça 6 tipos de iluminação para usar em casa
Impactos ambientais No meio ambiente, a iluminação excessiva afeta os ciclos migratórios, alimentares e reprodutivos de diversas espécies. A iluminação pode causar a desorientação de organismos que dependem de um ambiente escuro para se locomoverem.
A poluição luminosa interfere nos ecossistemas, causa efeitos negativos à saúde, ilumina a atmosfera das cidades, reduzindo a visibilidade das estrelas e interfere na observação astronômica. Este tipo de poluição é considerado um efeito colateral da industrialização.
Segundo análise do Ministério de Minas e Energia há alguns anos, a média de lux, ofuscamento, uniformidade e reprodução de cores são fatores decisivos na qualidade da iluminação.
Como evitar a poluição luminosa A dica para contribuir com a sua redução é realizar um planejamento luminotécnico para calcular a quantidade de lâmpadas necessárias e direcioná-las corretamente para as áreas que interessam. Assim reduzimos o desperdício de luminosidade e ainda economizamos energia!
TIPOS DE POLUIÇÃO LUMINOSA
No que se refere aos seres humanos, a poluição luminosa é capaz de afetar nossa qualidade de vida e também nossa vida profissional. ... As alterações provocadas pela poluição luminosa podem desencadear uma série de distúrbios relacionados ao sono, como depressão, obesidade e transtornos de humor.
1 - Da leitura do texto, pode-se entender que a poluição luminosa é provocada a) pelo brilho intenso das estrelas.
A poluição visual, além de contribuir para a perda da identidade das cidades, compromete a segurança dos cidadãos ao prejudicar a sinalização de trânsito e tirar a concentração de pedestres e motoristas, contribuindo para o aumento de acidentes de trânsito.
Veja algumas dicas práticas para prevenir a poluição sonora e diminuir seus danos:
Uma boa solução é a utilização de janelas que permitam o isolamento total ou parcial dos ruídos externos. A vedação sonora correta de um ambiente ou mesmo de uma residência inteira pode impedir que o som se propague entre os ambientes, garantindo mais privacidade nos espaços internos.
Para evitar a poluição sonora, é necessário, segundo o Ministério Público, restringir os sons ao ambiente em que eles são gerados. Isolamentos acústicos, muitas vezes, são uma opção. Evitar ambientes com muitos ruídos, som alto ou muita conversa.